Senai-DF e Abert qualificam profissionais para instalação de parabólicas digitais

Atualizado em 11/7, às 9h20.

Na manhã de quinta-feira, 7 de julho, a casa da aposentada Meire Belo, de 74 anos, recebeu a visita de alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF). Acompanhados de representantes da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e da indústria de equipamentos de telecomunicação Century, os alunos instalaram na casa da moradora de Ceilândia um kit com antena e receptor para receber o sinal digital da televisão aberta.

Meire tinha uma antena parabólica de modelo antigo, que a partir da entrada no ar da tecnologia 5G em Brasília, que ocorreu no último dia 6, passou a sofrer interferências ou a deixar de funcionar. O sinal 5G opera na mesma frequência das antigas parabólicas e, por isso, domicílios terão de trocar antena e receptor por aparelhos mais modernos.

“Confesso que eu quase não assistia TV, pois o ruído e a imagem distorcida me irritavam. A conexão era tão ruim, que só tínhamos quatro canais. Agora, vou conseguir ver as minhas novelas e estar ligada nas notícias diariamente. Estou extremamente feliz, pois eu não teria isso tão cedo por conta do custo”, contou Meire, empolgada. A aposentada, que mora com o marido, a filha, dois netos e o genro, garante que a nova antena, doada pela Abert e pela Century, dará mais conforto para a família.

5 7 2022 Abert e Senai DF formam profissionais para instalação da parabólica digital Senai Taguatinga 56 1Os três alunos do Senai-DF que fizeram a instalação na casa da aposentada fazem parte de um grupo de 536 profissionais que foram capacitados em um curso realizado em parceria com a Abert. Em dois dias de aulas, em 6 e 7 de julho, estudantes da área de tecnologia da informação do Senai Taguatinga tiveram quatro horas de aulas com informações sobre o novo sistema de transmissão da TV aberta e aprenderam a instalar o kit da parabólica digital. As aulas ocorreram no auditório do Senai Taguatinga. O curso teve três horas de formação teórica, com aulas ministradas por profissionais das redes de televisão Globo, SBT e Band. Na sequência, os participantes assistiram a prática da instalação feita por técnicos de indústrias que produzem os novos kits digitais de TV parabólica.

Renan da Silva Barros, engenheiro de telecomunicações da Rede Globo, foi um dos palestrantes do curso. “Na capacitação explorei temas como a experiência do veículo de comunicação na recepção de satélites, mitigação de interferências e a migração da frequência da TV parabólica”, conta. Ele destaca ainda que é preciso que a população entenda os benefícios que a nova tecnologia trará. “Desde 2019 há estudos sobre de que forma essa mudança seria feita e quão revolucionária ela seria. A gratuidade do serviço de TV aberta permanecerá, o acesso à informação e ao entretenimento será ampliado e novas oportunidades de emprego surgirão.”

O estudante Eduardo Mourão, de 44 anos, participou da capacitação e fez a instalação da antena na residência de Meire. “Como profissional da área da tecnologia da informação e de telecomunicação enxergo a atualização de conhecimentos como fundamental para o trabalho executado no dia a dia. Na formação pude tirar dúvidas sobre a implementação do 5G e a migração da frequência da parabólica. Já na ação social, coloquei minha experiência com instalação de antenas para avaliação do professor e troca de informações com os colegas. É um ganho de aprendizado”, disse.

Lançamento da parceria
A parceria entre Abert e Senai-DF foi lançada em evento na noite de 5 de julho, no Senai Taguatinga. “Quem recebia o sinal da televisão aberta, gratuita, através de antenas parabólicas, passará a ter sinal digital por outro satélite, com a migração da banda C para a banda Ku. Agora o sinal terá muito melhor qualidade e Brasília será pioneira como a primeira localidade a receber esta mudança”, afirmou o presidente da Abert, Flávio Lara Resende, durante a cerimônia.

Presente ao evento, o diretor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Graciomário de Queiróz, falou sobre a importância nacional do projeto. “Este é um trabalho de grande envergadura, que atenderá a todos os 5.570 municípios com a expansão da entrada no ar da rede 5G no Brasil”, afirmou. O diretor também falou sobre as novas possibilidades dos alunos no mercado de trabalho com a qualificação. “Somente com tecnologia conseguiremos vencer o desemprego e fazer com que as pessoas tenham maior qualidade de vida. Esta iniciativa será responsável pela geração de mais emprego, renda e tributos”.

Também participaram do evento de lançamento da parceria o secretário de Rádiodifusão do Ministério das Comunicações, Maximiano Martinhão, o gerente de Espectro, Órbita e Rádiodifusão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Rodrigo Gebrim, e o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco.

5 7 2022 Abert e Senai DF formam profissionais para instalação da parabólica digital Senai Taguatinga 1

Acessibilidade
O processo de migração do sinal aberto da TV parabólica fará com que as pessoas mudem as antenas de residências e de comércios. Os novos equipamentos de recepção irão garantir o acesso à programação gratuita das emissoras de TV, no formato digital e com qualidade superior de imagem e som. Além disso, mais canais ficarão disponíveis após a mudança.

Segundo o presidente da Abert, há no Brasil 20 milhões de domicílios com antenas parabólicas que deverão ser substituídas à medida em que o sinal 5G entrar em operação. “Para 10 milhões de famílias que integram programas sociais do governo federal e que utilizam as antigas parabólicas, o kit digital para recepção de TV aberta do satélite será distribuído e instalado gratuitamente”, afirmou Resende.

A Siga Antenado é a entidade responsável pela organização da troca das parabólicas para pessoas que já têm antenas antigas e são inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal.

Para receber o kit de TV parabólica digital, é necessário fazer cadastro no site da Siga Antenado. Em caso de dúvidas, os interessados podem ligar para o telefone 0800 729 2404.

[Atualização em 11/7, às 9h20: o número de alunos certificados foi atualizado.]

Texto: Dayane dos Santos e Nilson Carvalho
Fotos: Marcos Gomes/Senai-DF
Assessoria de Comunicação do Senai-DF
 
Veja as galerias de fotos:

Abert e Senai-DF formam profissionais para instalação da parabólica digital -  Senai - Taguatinga


Abert e Senai-DF - instalação da parabólica digital - Senai - Taguatinga - Sol Nascente
 

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST