Mais de 900 pessoas formaram-se em curso de qualificação do Renova-DF
- Detalhes
- Criado: Quinta, 14 Julho 2022 18:01
O programa Renova-DF entregou nesta quinta-feira, 14 de julho, certificados de conclusão a 996 alunos que concluíram o curso de Auxiliar de Manutenção. A iniciativa é do governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Trabalho, e os cursos são ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF).
Os formandos fazem parte do quinto ciclo B da iniciativa. As aulas ocorreram de abril a julho deste ano, em espaços públicos como praças, parques infantis, quadras poliesportivas e pontos de encontro comunitário, que são reformados e restaurados durante as atividades práticas do curso. O grupo de alunos foi distribuído nas regiões administrativas de Ceilândia, do Gama, do Guará, do Park Way, de Planaltina, do Plano Piloto, do Riacho Fundo I e de Sobradinho II, além do Setor de Clubes Esportivos Norte.
A capacitação, com carga horária de 240 horas-aulas, e, duração de cerca de três meses, abordou técnicas de alvenaria, carpintaria, elétrica, hidráulica, jardinagem, paisagismo, pintura, serralheria e segurança no ambiente de trabalho.
“Noventa e quatro equipamentos públicos foram reparados. O número representa a dedicação e a união dos estudantes em prol da população, pois os locais são de bem comum. Além disso, em um curto período, homens e mulheres saem preparados para o mercado de trabalho”, afirma o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco. Na visão dele “para haver mudanças efetivas na economia, em um momento que o País se recupera da crise causada pela pandemia da covid-19, é necessário aliar os setores econômico, social e educacional para criação de empregos. Essa é a proposta do Renova-DF.”
Para a moradora de Ceilândia Laiane Maria da Conceição (foto), de 35 anos, o programa abre possibilidades de colocação no mercado de trabalho. “Aprendemos sobre diversos serviços da construção civil. Assim, temos mais chances de conseguir uma vaga em uma empresa. Eu, em especial, gostei da área de pintura e pretendo segui-la. Com o certificado em mãos, acredito que portas se abrirão e sairei do desemprego.” Ela teve aulas em seis pontos de reforma nas regiões do Plano Piloto e de Sobradinho.
Participaram da cerimônia o governador do DF, Ibaneis Rocha, o secretário de Trabalho do DF, Thales Mendes, o secretário de Governo, José Humberto Pires e o deputado distrital Fernando Fernandes (PROS).
Histórico
O Renova-DF teve início em maio de 2021. O primeiro ciclo formou 789 alunos, com ações em Samambaia e em Ceilândia. A cerimônia de entrega de certificados ocorreu em setembro de 2021. No mesmo mês, outras mil pessoas ingressaram no projeto. Destas, 732 concluíram a capacitação, com aulas nas regiões administrativas de Arniqueira, de Ceilândia e de São Sebastião.
Em novembro do mesmo ano, começou o terceiro ciclo do programa com mais 1,5 mil alunos em Águas Claras, na Estrutural, no Guará, no Itapoã, no Plano Piloto e no Riacho Fundo I. Em fevereiro, 1.164 concluíram a capacitação e receberam o certificado.
O quarto ciclo, também com 1,5 mil alunos, iniciou as atividades na segunda quinzena de dezembro de 2021. Desses, 1.111 formaram-se em março de 2022. Foram feitas intervenções no Itapoã, no Plano Piloto, no Varjão e na região de Vargem Bonita, no Park Way.
O quinto ciclo A teve início em março de 2022, com 2.037 alunos, dos quais 1.413 formaram-se em junho. Em abril, mais 1,5 mil alunos ingressaram no quinto ciclo B do programa, destes, 996 finalizaram a qualificação. Atualmente, outras 2,5 mil pessoas integram o 6º ciclo do Renova-DF.
[Atualização em 23/12, às 14h25: os números de formandos do 3º ao 5º ciclo B do Renova-DF foram atualizados]