Escola de Eletricistas chega ao Senai Gama

Eletricista Neoenergia FotoMoacirEvangelista25102022 2Como parte da parceria entre a distribuidora Neoenergia e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF), foi lançada na terça-feira, 25 de outubro, a Escola de Eletricistas do Senai Gama. A iniciativa, que já ocorre nas unidades de Sobradinho e de Taguatinga, tem o objetivo de capacitar pessoas para trabalhar com instalações elétricas em redes de distribuição de energia.

Com o lançamento, foi inaugurado um espaço para aulas práticas, chamado de campo de postes. A estrutura, montada pela Neoenergia, é composta por 12 postes não energizados. Em Sobradinho e em Taguatinga são 15 e 14 postes, respectivamente. A ideia é replicar situações reais que os alunos encontrarão nas ruas quando estiverem formados.

Nas aulas do curso Eletricista de Redes de Distribuição de Energia Elétrica, os estudantes aprendem sobre eletricidade básica, normas regulamentadoras, segurança no sistema elétrico de potência, instruções de segurança e meio ambiente, tarefas e requisitos básicos para intervenção em redes de distribuição, poda de vegetação, medição direta de energia elétrica e operação de chaves e equipamentos.

Eletricista Neoenergia FotoMoacirEvangelista25102022 3A primeira turma do projeto no Gama, formada só por mulheres, compareceu à inauguração. As aulas começaram na véspera. “Este é um grande compromisso do Grupo Neoenergia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável [da Organização das Nações Unidas], em relação à equidade de gênero, à valorização igualitária da mulher no mercado de trabalho”, destacou o diretor-presidente da Neoenergia Brasília, Frederico Candian.

Kátia Pereira (foto), de 45 anos, é uma das 21 alunas. Motorista por aplicativo, ela conta que tem noções básicas de eletricidade e vê no curso uma possibilidade de ampliar os conhecimentos: “Gosto muito de estudar e esta é uma chance de eu poder entrar para o mercado de trabalho e conhecer novos horizontes”, diz, empolgada. De acordo com a distribuidora, dez turmas exclusivas para o público feminino foram finalizadas em todo o País.

Eletricista Neoenergia FotoMoacirEvangelista25102022 4Sobre o projeto
O lançamento da Escola de Eletricistas no DF foi em agosto de 2021. A Neoenergia faz a seleção dos estudantes e o Senai é responsável pelo ensino, no curso Eletricista de Redes de Distribuição de Energia Elétrica, criado sob medida para atender às necessidades da empresa.

“O Senai tem uma oferta padrão de cursos, mas a gente também faz um trabalho mais customizado em cima de necessidades específicas que possam surgir. Com isso, conseguimos dar uma resposta para especificidades de formação, como no caso da Neoenergia”, explica o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco.

No DF, seis turmas já foram finalizadas pelo projeto, com 128 alunos formados — 56 são mulheres. Após a formação, os concluintes podem ser contratados pela distribuidora. Segundo a Neoenergia, do total de formados, 113 foram admitidos — 49 mulheres.

Texto: Samira Pádua
Fotos: Moacir Evangelista/Senai-DF
Assessoria de Comunicação do Senai-DF
 
Veja aqui a galeria de imagens.

Escola de Eletricistas chega ao Senai Gama

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST