DF leva três ouros, duas pratas e quatro medalhas de bronze na Olimpíada do Conhecimento

Os 21 jovens estudantes brasilienses, que competiram na 6ª edição da Olimpíada do Conhecimento, voltaram vencedores do Rio de Janeiro, na segunda (15), após garantirem nove medalhas no maior evento de educação profissional das Américas. A delegação brasiliense, formada por alunos das unidades do Senai-DF em Taguatinga, Gama e Setor de Indústrias Gráficas (Centro de Tecnologia da Informação), deu um show de competência nos quatro dias de provas, realizadas no complexo do Rio Centro, zona oeste da cidade. Ao todo, os alunos trouxeram três medalhas de ouro, duas de prata e quatro de bronze, resultado que garantiu ao DF a melhor participação e até um tricampeonato na história da Olimpíada, realizada pelo Senai a cada dois anos, desde 2001. O DF foi representado em 20 diferentes ocupações profissionais.

As medalhas de ouro foram para Mecânica de Refrigeração (William Grassioti), Aplicamento de Revestimento em Cerâmica (Jecivaldo Oliveira) e Jardinagem e Paisagismo (Daiane Rodrigues e Rodrigo Pires), esta última consagrando o DF tricampeão na categoria e invicto desde 2006, quando passou a participar na modalidade. As segundas colocações do pódio foram para Segurança do Trabalho (Israel Marcos da Silva) e Marcenaria (Kalébio José Soares). Já os terceiros colocados, com as medalhas de bronze, foram para Design de Moda (Bruna Pereira), Instalação Elétrica e Predial (Eber Alves), Mecânica de Automóveis (Guilherme Caixeta) e Design Gráfico (André Luiz Sampaio).

De acordo com o diretor regional do Senai-DF, Albano Esteves de Abreu, o resultado do DF demonstra a excelência de ensino da instituição e contribui para construção de uma imagem forte em educação na capital federal. “Esse resultado é um mérito para todos os alunos e profissionais que, desde o início, acreditaram que estavam diante da vitória. É, também, a tradução de um ensino de qualidade, pronto e de excelência oferecido pela entidade às indústrias da capital”, disse.

Ouro em Mecânica de Refrigeração, o aluno William Grassioti atribui a Deus e aos professores o bom resultado na Olimpíada. “Quando subi ao pódio, um filme passou pela minha cabeça. Tudo que tive que abrir mão, que deixar pra depois, agora, se resume nesse ouro. Agradeço ao Senai-DF e a Deus por essa vitória”, contou, emocionado, o jovem talento. Os responsáveis pelo tricampeonato em Jardinagem e Paisagismo, Daiane Rodrigues e Rodrigo Pires, respiraram aliviados. “Nossa cidade já tem tradição em vencer nessa ocupação. Foi muito difícil, mas não poderíamos ter feito diferente”, contou Daiana.

Mesmo aqueles que não garantiram medalha na competição brasileira já têm planos para o futuro. Natália de Moura Sales, competidora na ocupação Confecção de Roupas, deverá, em breve, lançar um livro. A ideia surgiu a partir da experiência na Olimpíada. “Tudo aqui foi muito intenso, muito importante para não repassar o que aprendi adiante. Quero dizer para todo mundo que dá para ser uma grande profissional mesmo tão jovem. Basta querer”, contou após o anúncio dos vencedores.

Os jovens vencedores e toda a delegação brasiliense formam um seleto grupo que, a partir de agora, deverá atrair a atenção dos empresários da cidade. “A participação na Olimpíada do Conhecimento é a certeza da excelência de uma formação de mão de obra qualificada e, como conseqüência, da chegada de um futuro melhor. Esses meninos estão prontos para o mercado de trabalho transmitir seus conhecimentos para contribuir para uma cidade melhor, mais desenvolvida”, afirma o diretor de educação profissional do Senai-DF, Romerito Carneio. Além disso, os medalhistas de ouro na Olimpíada do Conhecimento têm praticamente vaga garantida no WorldSkills do ano que vem, em Londres. Para carimbarem os passaportes, no entanto, esses jovens ainda terão que passar por treinamentos e um processo de seleção rigorosos para conquistar uma vaga na competição internacional.

A cerimônia de encerramento da 6ª edição da Olimpíada do Conhecimento e do WorldSkills América foi realizada no Cais do Porto, zona portuária da cidade. Mesmo com a chuva forte que caiu na cidade, na noite do domingo, 14 de março, a festa não perdeu o brilho e reuniu mais de 2 mil pessoas, entre empresários e studantes de todo o Brasil e do mundo. Depois de tanto estudo e dedicação, os estudantes caíram na festa, comandada pelo grupo Monobloco.

Olimpíada do Conhecimento
Um batalhão de jovens estudantes, alunos dos cursos técnicos, de qualificação e aprendizagem do Senai em todo o País, lotou os cinco pavilhões do Rio Centro durante quatro dias de competição. A maior olimpíada das Américas reuniu 562 competidores, em 46 diferentes ocupações profissionais, e mais de 250 mil visitantes, além de alunos de 11 países americanos mais a Holanda. Senai-DF foi representado por 21 alunos, a maior delegação já enviada pelo departamento regional à competição. Eles disputaram medalhas em 20 diferentes ocupações profissionais, entre elas Design Gráfico, Jardinagem e Paisagismo, Mecânica de Diesel, Revestimento em Cerâmica, Automobilística, Web Design, Panificação, Confeitaria, Design da Moda, entre outras.

Memória

Em 2008, a quinta edição da Olimpíada foi realizada nos três estados do Sul do Brasil. Os 19 alunos brasilienses, que formaram a delegação do DF à época, trouxeram quatro medalhas. Naquele certame, a aluna Helena Quintas Simões, da ocupação Design Gráfico, garantiu o ouro e, com isso, a vaga para o WorldSkills do Canadá, em 2009. Na competição internacional, Helena conquistou o oitavo lugar, garantindo um diploma de excelência para o Distrito Federal.

Paralelo à Olimpíada do Conhecimento, foi realizado, também, o primeiro WorldSkills América, uma versão pocket do WorldSkills, o maior evento de educação profissional do mundo. Na versão América competiram alunos de 11 países americanos mais a Holanda. E, embora não tenha havido confronto direto entre os participantes dos dois eventos, as notas dos alunos brasileiros foram comparadas às dos alunos estrangeiros, ao término das duas competições. O resultado demonstrou o nível da educação profissional oferecidas nesses países.

Elton Pacheco
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF)
61 8431 0335
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Foto: Cristiano Costa/Unicom 

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST