Renova-DF lança primeiro ciclo de 2023 com mais de 1,6 mil alunos
- Detalhes
- Criado: Terça, 14 Fevereiro 2023 17:10
O governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, lançou nesta terça-feira, 14 de fevereiro, no Ginásio de Esporte do Cruzeiro, o primeiro ciclo do Renova-DF de 2023. O programa qualifica pessoas desempregadas com o curso de Auxiliar de Manutenção, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF).
As aulas ocorrerão em espaços públicos como praças, parques infantis, quadras poliesportivas e pontos de encontro comunitário, que são reformados e restaurados durante as atividades práticas do curso.
Os 1.650 alunos serão divididos em quatro grupos nas regiões administrativas do Gama, de Planaltina, do Plano Piloto e de Samambaia. A qualificação profissional tem carga horária de 240 horas, distribuídas em cerca de três meses de aulas, e abordará técnicas de alvenaria, carpintaria, elétrica, hidráulica, jardinagem, paisagismo, pintura, serralheria e segurança no ambiente de trabalho. Os participantes receberão bolsa no valor de um salário-mínimo, a cada 80 horas de aulas concluídas, paga pelo governo local.
“O Renova-DF é um programa que transforma a cidade, por meio da restauração de equipamentos públicos, e é a porta de entrada para o mercado de trabalho. Nosso público é majoritariamente feminino, então atingimos uma parcela da sociedade que busca pela independência financeira. E que, muitas vezes, acaba saindo do ciclo de violência doméstica. É benéfico em inúmeros sentidos”, disse a governadora em exercício, Celina Leão, na cerimônia de lançamento.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do DF, Thales Mendes, a iniciativa é ainda um programa de integração social. “São atendidos imigrantes, pessoas em situação de rua e refugiados. É dada a oportunidade para que todos, de maneira igualitária, tenham a chance de mudar a própria história pela educação profissional. Para isso, contamos com a expertise do Senai, que é uma instituição de referência no País.”
As atividades do primeiro ciclo iniciam nesta quarta-feira (15), quando os estudantes participarão da aula inaugural para conhecerem os instrutores e as regras do programa. Nos dias 16 e 17, eles assistirão a uma palestra sobre prevenção ao uso de álcool e outras drogas e a um workshop sobre segurança do trabalho na construção, respectivamente. As ações ocorrerão no Ginásio de Esporte do Cruzeiro.
Ana Clea Cavalcante (foto), de 37 anos, está desempregada desde 2017 e tem esperança de que com o certificado do Senai-DF em mãos possa conseguir um emprego. “Durante esse período, eu tenho feito bicos de diárias de limpeza. Estudei até o 6º ano do Ensino Fundamental, assim é mais difícil de me contratarem, pois não tenho qualificação. A minha expectativa é mudar de área e começar a trabalhar quando terminar o curso”, afirma.
Histórico
O Renova-DF teve início em maio de 2021 e, em sete ciclos, formou 9.650 pessoas. A iniciativa já passou por Águas Claras, Arniqueira, Brazlândia, Ceilândia, Estrutural, Gama, Guará, Itapoã, Paranoá, Park Way, Planaltina, Plano Piloto, Riacho Fundo I, Samambaia, São Sebastião, Sobradinho, Sol Nascente e Varjão.
“O programa surgiu de esforços do governo em meio a pandemia da covid-19, período no qual muitos ficaram desempregados, para reestabelecer a economia do DF. E o Senai entrou com o papel de dar suporte na entrega de um curso que atendesse a essa demanda. A parceria tem sido de sucesso, demos capacitação para aqueles que estavam em situação de vulnerabilidade e entregamos alunos aptos para o mercado de trabalho”, explicou o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco.
O Renova-DF é uma parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, de Governo e de Transporte e Mobilidade; as companhias Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e a de Saneamento Ambiental do DF (Caesb); o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF).