Renova-DF inicia segundo ciclo de 2023

Lancamento 2 ciclo renova 2023 FotoMoacirEvangelista18042023 4Na manhã desta terça-feira, 18 de abril, 1.599 pessoas iniciaram o segundo ciclo de 2023 do programa Renova-DF. A iniciativa, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal, é executada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) e qualifica pessoas desempregadas com o curso Auxiliar de Manutenção.

A abertura das atividades ocorreu pela manhã, no Ginásio de Esportes do Cruzeiro. Lá, os novos alunos foram orientados em relação às regras de participação no programa.

Nos próximos dias, eles participarão da aula inaugural e de capacitações sobre segurança do trabalho na construção civil, noções de primeiros socorros, comunicação assertiva e estratégias de solução de conflitos. Só então seguirão para pontos de intervenção em Brazlândia, no Plano Piloto e em Taguatinga — cidades que receberão os trabalhos nesta etapa.

As aulas ocorrem em espaços públicos. Na formação, de 240 horas, os alunos aprendem técnicas de jardinagem, de alvenaria, de pintura e de instalações elétricas, além de noções básicas de serralheria. “Hoje, não dá para falar de trabalho sem que as pessoas estejam preparadas para assumir as vagas”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes Ferreira. “Este é um programa que integra todo o governo, integra iniciativas e prepara todos aqueles que de fato querem oportunidade”, completou.

Lancamento 2 ciclo renova 2023 FotoMoacirEvangelista18042023Desempregado, Marcos Antônio Almeida, de 47 anos, é um dos alunos deste ciclo. “O Renova-DF é uma esperança para ser reinserido no mercado. Nos cursos, a gente sempre aprende mais, sempre tem mais alguma oportunidade; nós não sabemos de tudo”, conta ele, que tem formação em engenharia civil e eletrotécnica. “Por que não renovar mais ainda o conhecimento? Estou entrando como aluno, aluno que aprende, desenvolve e se torna uma pessoa melhor.”

Também durante a abertura, o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, pontuou a colaboração do Senai para o desenvolvimento do País ao longo dos 81 anos de existência. No DF, a iniciativa da secretaria é uma das ações executadas pela instituição. “O Renova-DF é um sucesso. Ele trabalha a qualificação, a atenção ao público com perfil de vulnerabilidade e tem a saída do emprego e da renda”, disse.

Também acompanharam o lançamento do segundo ciclo de 2023 a primeira-dama, Mayara Noronha Rocha, o secretário de Governo do DF, José Humberto Pires de Araújo, o administrador regional do Cruzeiro, Gustavo Aires, o deputado federal Rafael Prudente (MDB-DF) e o deputado distrital Robério Negreiros (PSD).

Histórico
O Renova-DF teve início em maio de 2021 e, em sete ciclos, formou 9.650 pessoas. A iniciativa já passou por Águas Claras, Arniqueira, Brazlândia, Ceilândia, Estrutural, Gama, Guará, Itapoã, Paranoá, Park Way, Planaltina, Plano Piloto, Riacho Fundo I, Samambaia, São Sebastião, Sobradinho, Sol Nascente e Varjão.

Texto: Samira Pádua
Fotos: Moacir Evangelista/Senai-DF
Assessoria de Comunicação do Senai-DF
 
Veja aqui a galeria de imagens: 

Renova-DF inicia segundo ciclo de 2023

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST