Mais 2,5 mil alunos começam qualificação pelo Renova-DF

Na manhã de quarta-feira, 9 de agosto, no Ginásio de Esportes do Cruzeiro, ocorreu o lançamento do quarto ciclo de 2023 do Renova-DF, com 2,5 mil alunos matriculados. Desde maio de 2021, o programa, uma das iniciativas do governo do Distrito Federal de combate ao desemprego, qualificou 12.336 pessoas no curso de Auxiliar de Manutenção. A gestão é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda e as aulas são ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF).lancamento do 4ciclo do renovadf fotoBrunoFrauzino SenaiDF 2

O curso tem 240 horas, distribuídas em cerca de três meses. Os alunos aprenderão técnicas de alvenaria, carpintaria, elétrica, hidráulica, jardinagem, paisagismo, pintura, serralheria e segurança no ambiente de trabalho. Nas aulas práticas, eles vão reformar e restaurar equipamentos públicos como praças, parques infantis e quadras poliesportivas. A cada 80 horas de aulas concluídas, cada um receberá bolsa no valor de um salário mínimo (R$ 1.320), paga pelo governo local.

Os 2,5 mil alunos serão divididos entre as regiões administrativas de Brazlândia, de Ceilândia, do Cruzeiro, do Gama, do Núcleo Bandeirante, do Paranoá, do Park Way, do Plano Piloto, do Recanto Das Emas, do Riacho Fundo I e de Taguatinga.

“O Renova-DF direciona as pessoas para o mercado de trabalho, dando oportunidade de mudança de vida e chances igualitárias para concorrer a uma vaga de emprego. Seja alcançar a independência financeira, seja dar condição de um lar melhor para família, o programa ressignifica histórias”, afirmou a vice-governadora do DF, Celina Leão, ao público do evento de lançamento.

O diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, ressaltou que o programa vai além da capacitação profissional. “É uma ação de inclusão socioprodutiva, pois ultrapassa o campo da educação e trata da inserção social e econômica dos participantes. O Renova-DF é uma ferramenta da construção de um futuro, que é impulsionado com o certificado do Senai em mãos.”

lancamento do 4ciclo do renovadf fotoBrunoFrauzino SenaiDFPatrícia Valéria Aquino, de 49 anos, é um dos alunos do quarto ciclo deste ano. A expectativa dela é, ao fim do programa, conseguir uma recolocação no mercado de trabalho. “Antes da pandemia de covid-19, eu trabalhava como motorista de transporte escolar, mas, com o fechamento das escolas, tive de vender a minha van. A partir daí, passei a trabalhar informalmente como manicure, o que não é tão lucrativo. Busco por estabilidade financeira e tenho a esperança de que o Renova-DF me dará essa chance”, diz. Sobre as competências ensinadas ao longo do curso, ela afirma: “Vou mostrar que mulher é capaz, que a construção não é um setor exclusivo dos homens. Nós podemos desempenhar qualquer função, basta que nos ensinem.” Esta turma é formada por 1.712 mulheres, que correspondem a 68,48% do total de alunos.

Também participaram da cerimônia de lançamento o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do DF, Thales Mendes, o secretário-adjunto de Governo, Valmir Lemos, o administrador regional do Cruzeiro, Gustavo Aires, o administrador regional do Núcleo Bandeirante, Cláudio Márcio de Oliveira, o administrador regional do Plano Piloto, Valdemar Medeiros, e o deputado distrital Robério Negreiros (PSD), além da diretora-geral da Secretaria de Justiça e Cidadania do Paraná, Rúbia Rossi. A representante do estado do Sul do País veio conhecer a iniciativa pessoalmente em uma visita técnica.

Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Bruno Frauzino/Senai-DF
Assessoria de Comunicação do Senai-DF

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST