Senai-DF forma 175 militares do Exército
- Detalhes
- Criado: Quarta, 06 Setembro 2023 14:10
Alimentos, Construção, Energia, Gestão, Gráfica e Editorial e Tecnologia da Informação são as áreas dos cursos em que 175 militares do Exército Brasileiro se formaram pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF). A entrega dos certificados ocorreu em 31 de agosto, em cerimônia no auditório da unidade de Taguatinga da instituição de ensino.
As capacitações foram nas modalidades de qualificação e de aperfeiçoamento. A primeira tem o objetivo de inserir o aluno no mercado de trabalho ou de lhe permitir uma recolocação profissional. A segunda trata da ampliação ou da atualização de competências de determinado perfil profissional. São cursos de curta duração — de 20 a 240 horas-aulas.
“O Senai tem a missão de atender às demandas do setor produtivo por meio de um ensino que entregue profissionais aptos às exigências do mercado. Com o Exército não é diferente, pois, de acordo com as solicitações da instituição, entregamos cursos que atendem às necessidades de serviços desempenhados nos quartéis. Fomentar as equipes que trabalham em prol do País é gratificante”, afirmou o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, na formatura.
A terceiro-sargento Hellen Souza, formanda do curso Administrador de Banco de Dados, diz que a capacitação foi uma oportunidade para complementar o conhecimento na área. A militar é graduada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e tem especialização em Engenharia e Arquitetura de Software. “A atualização constante é imprescindível para quem trabalha com tecnologia da informação. Eu tenho familiaridade com sistemas computacionais, já quem lida com dados tem de saber sobre produção e segurança de informações. Entender esse outro universo me abre possibilidades”, acredita. Hellen é sargento temporário e também enxerga na certificação do Senai um ponto a mais no currículo para quando sair da ocupação pública.
De janeiro a agosto, o Senai-DF formou 523 militares. “A parceria entre as instituições é de integração e de acessibilidade à educação. Muitos que estão presentes aqui têm a oportunidade única de ter uma empresa que estimula e libera no horário de trabalho para que conquistem uma formação. Sabemos que muitos seguem carreira na corporação, daí a atenção em ter pessoas qualificadas e capacitadas. Contudo, outros terão de estar preparados para o mercado de trabalho e o certificado do Senai será o passaporte de melhores condições”, disse o chefe da Seção de Coordenação de Cursos da Base Administrativa do Quartel-General do Exército, coronel Carlos Mello, aos formandos.
A gerente executiva de Educação do Senai-DF, Valéria Silva, e a gerente de Educação Profissional do Senai-DF, Luciana Coelho, também participaram da cerimônia.