Renova-DF forma mais de 2 mil alunos no quarto ciclo de 2023
- Detalhes
- Criado: Sexta, 17 Novembro 2023 20:23
A manhã desta sexta-feira, 17 de novembro, foi de festa no Ginásio de Esportes do Cruzeiro. Diante de familiares, amigos e autoridades, 2.085 pessoas receberam o certificado de conclusão do curso de Auxiliar de Manutenção por meio do quarto ciclo de 2023 do Renova-DF. O programa, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal e executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), é uma das ações do governo local para combater o desemprego.
Desde o início do Renova-DF, em maio de 2021, 16.553 pessoas foram qualificadas. A carga horária é de 240 horas, em cerca de três meses. A cada 80 horas de aulas concluídas no Senai-DF, o aluno recebe bolsa de um salário mínimo (R$ 1.320). Em contrapartida, as turmas colocam o aprendizado em prática reformando espaços públicos.
Durante as atividades do quarto ciclo, os participantes tiveram aulas em 15 regiões administrativas e revitalizaram 132 equipamentos públicos, como quadras poliesportivas, parques infantis, praças e quadras de areia.
“O Renova abre portas que não podem ser fechadas nunca mais”, afirma o formando Rodrigo Andrade Rodrigues, de 26 anos. “Não aprendemos apenas o ofício de pintura e manutenção — aprendemos a trabalhar em equipe. O programa não renovou só nossas finanças, mas a vida de cada um de nós, a autoestima e o ciclo de amizades”, completa.
Ana Cláudia Ramos, de 40 anos, também considera transformadora a experiência de ter sido aluna do Renova-DF. “Aprendemos lições que levaremos conosco para onde formos, pois o conhecimento prático e teórico realmente modifica a vida das pessoas”, resume.
Inclusão produtiva
O diretor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Graciomário de Queiroz, representou o presidente da instituição, Jamal Jorge Bittar, na cerimônia. Ao falar ao público, ele chamou a atenção para a longevidade do trabalho do Senai na formação de mão de obra para a cidade. “Hoje o Senai repete o desempenho que teve em 1957, quando iniciou a capacitação dos trabalhadores candangos que começaram a chegar para a construção de Brasília. O Senai é motivo de orgulho para todos nós, pois está sempre voltando as suas ações para o oferecimento de oportunidades e de conhecimento para cidadãos e cidadãs, resgatando a sua dignidade e cidadania.”
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do DF, Thales Mendes Ferreira, também fez referência ao nascimento de Brasília. “Nossa cidade foi construída pelo suor dos nossos avós, dos nossos pais, e hoje é renovada pelo suor desses alunos que vão a cada localidade, que pintam as quadras, que se integram à comunidade e que trazem, além de tudo, expectativa de vida melhor”, afirmou o titular da secretaria que coordena o programa.
A atuação da administração pública no combate ao desemprego foi ressaltada pela vice-governadora do DF, Celina Leão, que agradeceu o apoio de outras autoridades. “O Estado pode, sim, mudar a vida das pessoas. Pode entrar e dar uma oportunidade como essa”, destacou.
Representando o governo federal, o secretário de Qualificação e Fomento à Geração de Emprego e Renda do Ministério do Trabalho e Emprego, Magno Lavigne, elogiou o programa desenvolvido do Distrito Federal. “O Renova é um exemplo de como o trabalho de qualificação profissional pode ajudar efetivamente na melhoria da qualidade de vida das pessoas e no desenvolvimento econômico local”, disse.
O diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, chamou a atenção para a dimensão do programa. “Hoje nós formamos 2.085 trabalhadores, jovens, senhoras, senhores, pessoas dedicadas, em situação de vulnerabilidade. O Renova é o maior programa de inclusão socioprodutiva do Brasil. Ele traz a fagulha da oportunidade, do protagonismo, mostra que as pessoas podem, por seu próprio mérito e esforço, fazer a diferença na sociedade. Então nós do Senai ficamos muito felizes de participar e ter essa contribuição efetiva para a melhoria da sociedade”, comemorou.
Também compareceram à formatura do quarto ciclo de 2023 do Renova-DF o secretário de Governo, José Humberto Pires, o deputado federal Rafael Prudente (MDB-DF) e o administrador do Cruzeiro, Gustavo Aires.
No momento, 2,2 mil pessoas estão estudando no quinto ciclo de 2023 do Renova-DF, iniciado em 1º de novembro.
Texto: Marcus Rodrigues
Fotos: Victor Hugo Pessoa/Senai-DF
Assessoria de Comunicação do Senai-DF