Renova-DF forma mais de 2 mil alunos no quarto ciclo de 2023

17 11 2023 Encerramento do 4º ciclo de 2023 do Renova DF Foto Victor Hugo Pessoa Capa 7A manhã desta sexta-feira, 17 de novembro, foi de festa no Ginásio de Esportes do Cruzeiro. Diante de familiares, amigos e autoridades, 2.085 pessoas receberam o certificado de conclusão do curso de Auxiliar de Manutenção por meio do quarto ciclo de 2023 do Renova-DF. O programa, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal e executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), é uma das ações do governo local para combater o desemprego.

Desde o início do Renova-DF, em maio de 2021, 16.553 pessoas foram qualificadas. A carga horária é de 240 horas, em cerca de três meses. A cada 80 horas de aulas concluídas no Senai-DF, o aluno recebe bolsa de um salário mínimo (R$ 1.320). Em contrapartida, as turmas colocam o aprendizado em prática reformando espaços públicos.

Durante as atividades do quarto ciclo, os participantes tiveram aulas em 15 regiões administrativas e revitalizaram 132 equipamentos públicos, como quadras poliesportivas, parques infantis, praças e quadras de areia.

17 11 2023 Encerramento do 4º ciclo de 2023 do Renova DF Foto Victor Hugo Pessoa Capa 10“O Renova abre portas que não podem ser fechadas nunca mais”, afirma o formando Rodrigo Andrade Rodrigues, de 26 anos. “Não aprendemos apenas o ofício de pintura e manutenção — aprendemos a trabalhar em equipe. O programa não renovou só nossas finanças, mas a vida de cada um de nós, a autoestima e o ciclo de amizades”, completa.

Ana Cláudia Ramos, de 40 anos, também considera transformadora a experiência de ter sido aluna do Renova-DF. “Aprendemos lições que levaremos conosco para onde formos, pois o conhecimento prático e teórico realmente modifica a vida das pessoas”, resume.

Inclusão produtiva
O diretor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Graciomário de Queiroz, representou o presidente da instituição, Jamal Jorge Bittar, na cerimônia. Ao falar ao público, ele chamou a atenção para a longevidade do trabalho do Senai na formação de mão de obra para a cidade. “Hoje o Senai repete o desempenho que teve em 1957, quando iniciou a capacitação dos trabalhadores candangos que começaram a chegar para a construção de Brasília. O Senai é motivo de orgulho para todos nós, pois está sempre voltando as suas ações para o oferecimento de oportunidades e de conhecimento para cidadãos e cidadãs, resgatando a sua dignidade e cidadania.”

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do DF, Thales Mendes Ferreira, também fez referência ao nascimento de Brasília. “Nossa cidade foi construída pelo suor dos nossos avós, dos nossos pais, e hoje é renovada pelo suor desses alunos que vão a cada localidade, que pintam as quadras, que se integram à comunidade e que trazem, além de tudo, expectativa de vida melhor”, afirmou o titular da secretaria que coordena o programa.

A atuação da administração pública no combate ao desemprego foi ressaltada pela vice-governadora do DF, Celina Leão, que agradeceu o apoio de outras autoridades. “O Estado pode, sim, mudar a vida das pessoas. Pode entrar e dar uma oportunidade como essa”, destacou.17 11 2023 Encerramento do 4º ciclo de 2023 do Renova DF Foto Victor Hugo Pessoa Capa 4

Representando o governo federal, o secretário de Qualificação e Fomento à Geração de Emprego e Renda do Ministério do Trabalho e Emprego, Magno Lavigne, elogiou o programa desenvolvido do Distrito Federal. “O Renova é um exemplo de como o trabalho de qualificação profissional pode ajudar efetivamente na melhoria da qualidade de vida das pessoas e no desenvolvimento econômico local”, disse.

O diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, chamou a atenção para a dimensão do programa. “Hoje nós formamos 2.085 trabalhadores, jovens, senhoras, senhores, pessoas dedicadas, em situação de vulnerabilidade. O Renova é o maior programa de inclusão socioprodutiva do Brasil. Ele traz a fagulha da oportunidade, do protagonismo, mostra que as pessoas podem, por seu próprio mérito e esforço, fazer a diferença na sociedade. Então nós do Senai ficamos muito felizes de participar e ter essa contribuição efetiva para a melhoria da sociedade”, comemorou.

Também compareceram à formatura do quarto ciclo de 2023 do Renova-DF o secretário de Governo, José Humberto Pires, o deputado federal Rafael Prudente (MDB-DF) e o administrador do Cruzeiro, Gustavo Aires.

No momento, 2,2 mil pessoas estão estudando no quinto ciclo de 2023 do Renova-DF, iniciado em 1º de novembro.

Texto: Marcus Rodrigues
Fotos: Victor Hugo Pessoa/Senai-DF
Assessoria de Comunicação do Senai-DF

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST