Com 1,5 mil alunos, começa o sexto ciclo de 2023 do Renova-DF
- Detalhes
- Criado: Segunda, 27 Novembro 2023 10:36

Na manhã de sexta-feira, 24 de novembro, 1,5 mil alunos iniciaram as atividades do sexto ciclo do ano do Renova-DF. Sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal e executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), o programa do governo local qualifica pessoas desempregadas no curso Auxiliar de Manutenção.
Ao mesmo tempo em que combate o desemprego, formando trabalhadores para a indústria da construção, que tem alta demanda, a iniciativa revitaliza espaços públicos. As turmas do Renova-DF colocam o aprendizado em prática reformando, por exemplo, praças, parques infantis e quadras esportivas.
A abertura das atividades do último ciclo de 2023 ocorreu no Ginásio de Esportes do Cruzeiro, onde os novos alunos participaram da aula inaugural, com orientações sobre as regras de participação no programa. Nos próximos dias, participarão de capacitações sobre segurança do trabalho na construção civil. Só então estarão liberados para iniciar as atividades nos pontos de intervenção em várias regiões administrativas.
No evento de lançamento do ciclo, ao se dirigir aos novos alunos, o administrador do Cruzeiro, Gustavo Aires, definiu o programa como uma revolução na vida dos participantes. “Após este ciclo, como nós já ouvimos em vários depoimentos, vocês serão outras pessoas”, disse.
O 1º vice-presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Pedro Henrique Verano, falou sobre o valor da qualificação para a abertura de oportunidades. “Daqui a três meses, vocês vão receber um certificado respeitado internacionalmente que, com certeza, vai ser um diferencial no momento em que vocês forem procurar emprego”, afirmou, ao destacar a importância, para o setor industrial, da educação profissional oferecida pelo Senai-DF. “Nós, empresários, necessitamos de mão de obra qualificada.”
Na mesma linha, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal, Thales Mendes Ferreira, acrescentou que o que aproxima quem quer contratar e quem quer ser contratado é a qualificação profissional. “Quando a gente abre o processo seletivo e mostra para as empresas que, apesar de ainda não ter o registro na carteira, aquela pessoa foi qualificada por uma instituição de confiança como o Senai, faz a diferença. As empresas têm a certeza de que foram bem capacitadas”, contou.
O secretário destacou o aspecto prático do programa. “No Renova-DF, em vez de levar os alunos para uma sala de aula tradicional, vamos para a prática. A nossa sala de aula é uma praça pública. O curso ensina no dia a dia, para que vocês, lá na frente, tenham de fato uma profissão e oportunidade de emprego.”
O deputado distrital Robério Negreiros (PSD), por sua vez, incentivou os participantes do programa a seguirem no caminho da educação profissional. “A gente tem que respirar qualificação. O Renova é apenas um primeiro passo para vários outros cursos que vocês podem fazer na área da construção civil”, ressaltou.
A vice-governadora do DF, Celina Leão, comemorou ao constatar a grande participação feminina em mais um ciclo do programa. “É a grande oportunidade para muitas mulheres que tiveram filho de se qualificar e de ir para o mercado de trabalho. Quando a gente valoriza a mulher, valoriza a nossa sociedade”, celebrou. “A qualificação significa oportunidade. E, às vezes, a única coisa de que a gente precisa na vida é de uma oportunidade”, finalizou a vice-governadora.
Também participaram do lançamento o secretário executivo das Cidades, da Secretaria de Governo, Cláudio Trinchão, o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, e o diretor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Graciomário de Queiroz.
Mais de 16,5 mil formados
Desde o início do Renova-DF, em maio de 2021, 16.553 pessoas foram qualificadas. A seleção dos alunos é feita pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda. A formatura do quarto ciclo deste ano, em 17 de novembro, certificou 2.085 participantes.
O quinto ciclo de 2023 do Renova-DF, iniciado em 1º de novembro, está em andamento, com 2,2 mil pessoas estudando.
A carga horária do programa é de 240 horas, em cerca de três meses. A cada 80 horas de aulas concluídas no Senai-DF, o aluno recebe bolsa de um salário-mínimo (R$ 1.320).