Alunos do sexto ciclo de 2023 do Renova-DF se formam na presença do governador
- Detalhes
- Criado: Quinta, 07 Março 2024 10:45

Na manhã dessa quarta-feira, 6 de março, 1.244 alunos celebraram a conclusão do sexto e último ciclo de 2023 do Renova-DF, em cerimônia com a participação do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. Com os recém-formados, o programa chegou à marca de 9.718 mil certificados entregues nos ciclos do ano passado.
Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal e executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), o Renova-DF é uma das ações do governo local para combater o desemprego, qualificando pessoas no curso de Auxiliar de Manutenção, ao mesmo tempo em que recupera equipamentos públicos — nas aulas práticas, as turmas reformam espaços como praças, quadras esportivas e pontos de ônibus.
Um dos concluintes que tiveram a vida “renovada” foi Maria Aparecida Ferreira Silva (foto ao lado), de 36 anos, que, antes do curso, dependia apenas da revenda de peças de roupas em casa para tirar seu sustento.
“Foi muito bom, porque eu já estava tinha um tempo trabalhando só em casa. Agora a gente se sente mais útil, né? Aprendi bastante, foi maravilhoso ter aquela rotina todo dia: levantar cedo, me arrumar, sair para o curso. Querendo ou não, é um trabalho também”, frisa Maria Aparecida. A carga horária do curso é de 240 horas, em cerca de três meses. A cada 80 horas de aulas concluídas no Senai-DF, o aluno recebe bolsa de um salário mínimo (R$ 1.412).
Na cerimônia de formatura, no Ginásio de Esportes do Cruzeiro, o governador do DF, Ibaneis Rocha, anunciou que tem como meta que 30% dos alunos já saiam empregados do Renova. “Em breve vamos assinar uma portaria, um decreto, em que nós teremos mais vagas de emprego para todos vocês. O nosso objetivo é que pelo menos 30% das pessoas das turmas saiam empregadas e sejam colocadas no mercado de trabalho”, disse Ibaneis.
O 1º vice-presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Pedro Henrique Verano, destacou a importância da qualificação para o setor industrial. “É com muita alegria que eu vejo mais uma turma se formando nessa capacitação inicial, porque a indústria precisa de mão de obra qualificada. Para quem tem qualificação, é mais fácil conseguir emprego e, com certeza, maior renda”, afirmou.
Verano reiterou aos formandos a necessidade de seguir estudando. “Não parem de se qualificar jamais. O Senai tem diversos outros cursos gratuitos. Então essa primeira qualificação é muito importante para vocês adentrarem o mercado de trabalho, melhorarem a sua capacidade até conseguir um emprego e, na sequência, continuar se qualificando”, acrescentou o 1º vice-presidente da Fibra.
Também compareceram à formatura do sexto ciclo de 2023 do Renova-DF o deputado federal Rafael Prudente (MDB-DF), o deputado distrital Robério Negreiros (PSD), a vice-governadora Celina Leão, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes Ferreira, a secretária de Atendimento à Comunidade, Clarissa Roriz, o secretário-adjunto de Governo do DF, Valmir Lemos de Oliveira, o administrador regional do Cruzeiro, Gustavo Aires, e o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco.
Veja a galeria de fotos: