Atividades do primeiro ciclo de 2025 do Renova-DF já começaram

Na manhã desta quarta-feira, 22 de janeiro, 1,5 mil pessoas iniciaram o primeiro ciclo de 2025 do Renova-DF. Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal e executado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF), o programa é uma das ações do governo local para combater o desemprego, qualificando pessoas no curso de Auxiliar de Manutenção, ao mesmo tempo em que recupera equipamentos públicos.

A abertura das atividades ocorreu no Ginásio de Esportes do Cruzeiro. A governadora em exercício, Celina Leão, deu as boas-vindas ao público destacando a coragem dos novos alunos de dar o primeiro passo para mudar. “Por meio dessa oportunidade, a gente consegue transformar muitas vidas. Esse é o maior programa de qualificação do Brasil. Vocês vão estar em todo o DF fazendo reparos, obras e se qualificando”, afirmou.

A carga horária do curso é de 240 horas, em cerca de três meses. A cada 80 horas de aulas concluídas no Senai-DF, o aluno recebe bolsa de um salário mínimo (R$ 1.518). Em contrapartida, as turmas colocam o aprendizado em prática reformando espaços públicos como praças, quadras esportivas e pontos de ônibus.

Na aula inaugural, logo após o evento de abertura, os alunos foram orientados em relação às regras do programa. Nos próximos dias, participarão de capacitações sobre segurança do trabalho na construção. Só então estarão liberados para iniciar as aulas práticas nos pontos de intervenção pela cidade.

“A expectativa é que todos terminem o curso e de fato estejam preparados para o mercado. Esse é o maior investimento do governo em relação à qualificação profissional. A ideia é que consigamos recuperar todos os espaços públicos do DF”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes Ferreira.

Também estiveram no lançamento do primeiro ciclo do ano do Renova-DF o deputado distrital Robério Negreiros (PSD) e o subsecretário de Qualificação Profissional, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Ricardo Nina.

Vivência profissional
Desde o ano passado, ao final do curso, os alunos do Renova-DF com melhor desempenho são selecionados para uma segunda fase do programa, a vivência profissional. No Centro de Formação Profissional Sinduscon/Senai, inaugurado em outubro, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), esses participantes têm mais 90 dias de aulas. No período, também recebem a bolsa do governo.

No Centro de Formação Profissional Sinduscon/Senai, os alunos selecionados aprofundam a qualificação de acordo com as necessidades por profissionais do setor da construção e têm a possibilidade de aplicar o conhecimento consolidado na prática, em canteiros de obra de empresas parceiras do programa.

O Renova-DF qualificou 23.919 mil pessoas desde 2021 e contribuiu para a recuperação de 2.481 mil equipamentos públicos em 30 regiões administrativas do Distrito Federal.

Mercado de trabalho
Segundo o Mapa do Trabalho Industrial 2025–2027, publicado pelo Observatório Nacional da Indústria no ano passado, o setor da construção do DF vai precisar de 25 mil trabalhadores qualificados nos próximos dois anos.

“O Renova é revestido de muita importância para o Distrito Federal. Os participantes têm a oportunidade de resgatar a dignidade, com educação, com salário, com remuneração, e a indústria é beneficiada porque vem preencher as suas necessidades de profissionais bem treinados”, destaca o diretor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Graciomário de Queiroz, que compareceu ao evento desta quarta-feira.

O setor da construção é o maior da indústria do DF. Responde por mais de 50% do produto interno bruto (PIB) da indústria local e por um grande volume de empregos, o que aumenta as chances de os participantes do Renova-DF serem contratados. “Se vocês tiverem com foco nessa formação, certamente a possibilidade do emprego é efetiva”, disse o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, ao se dirigir aos novos alunos.

Texto: Marcus Rodrigues
Fotos: Bruno Frauzino/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Veja a galeria de fotos:

Renova DF

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST