Robôs do DF já estrearam em mundial nos EUA, que vai até sábado

Desde quarta-feira, 16 de abril, 26 estudantes do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) participam do First Championship 2025 — torneio mundial de robótica em Houston, no estado do Texas, nos Estados Unidos. A Robot’s District e a Federal Force são duas das 601 equipes que competem na modalidade First Robotics Competition (FRC), com mais de 15 mil adolescentes de 17 países.

No primeiro dia de atividades do torneio, os competidores montaram os pits — como são chamados os estandes em que recebem visitantes e avaliadores —, testaram mecanismos e ferramentas e realizaram partidas de teste com os robôs. Na quinta (17), o jogo nas arenas começou para valer, com as partidas qualificatórias, que seguem nesta sexta. Os 601 times foram divididos em oito grupos, que recebem nomes de personalidades da ciência — Arquimedes, Curie, Daly, Galileu, Hopper, Johnson, Milstein e Newton. Os dois times do DF participarão de dez partidas qualificatórias cada um. Os playoffs serão no sábado, dia 19.

16 04 FRC Samira Padua Sistema Fibra 1

“Serão partidas puxadas. Na nossa divisão, temos algumas das melhores equipes do mundo, mas vejo isso como uma oportunidade de crescimento”, avalia Rafael Gadelha, de 17 anos, da Robot’s District.

O contato tão próximo com outras equipes impressiona Rafael, que no First Championship pode conhecer times que admira e até tirar dúvidas. “Ter o prazer de vê-los de perto e escutá-los era um sonho que se tornou real. No jogo, todo mundo tem o mesmo objetivo, mas aqui a gente pode observar qual foi a construção de cada um para alcançar isso”, explica.

Integrante da Federal Force, Sara Aguiar, de 16 anos, avalia a experiência de estar no torneio: “Tem sido divertido e interessante ter contato com pessoas de vários países e várias culturas. Sobre o robô, estamos fazendo adaptações para elevar o nível dele e melhorá-lo”.

Na estreia, tanto a Robot’s District quanto a Federal Force formaram aliança com grupos do país anfitrião e competiram em conjunto contra outros times norte-americanos.

Preparativos
16 04 FRC Samira Padua Sistema Fibra 2Na terça (15), a convite da equipe local Pearadox, os dois times do DF estiveram na Robert Turner High School, escola da anfitriã. Desde 2017, o grupo cede o espaço para que outros times da FRC utilizem ferramentas, façam ajustes nos robôs e treinem em uma arena idêntica à oficial. Em dois dias, 23 equipes passaram por lá.

“Quando a Pearadox era uma novata, tivemos muita ajuda de outras equipes aqui de Houston. Gostaríamos de retribuir as oportunidades que tivemos porque vimos o quanto foi útil ter alguém para ajudar e emprestar o tempo e a experiência”, explicou Drew Moore, um dos mentores da Pearadox, da qual fez parte de 2017 a 2020, quando era estudante. O time participou de competições da First pela primeira vez em 2016. No início deste ano, já formado em Engenharia Nuclear, Moore retornou à equipe para dar suporte.

No fundo do mar
A temporada 2024/2025 de disputas da First tem como grande tema First Dive, em que os grupos são desafiados a utilizar habilidades nos campos da ciência, da tecnologia, da engenharia e da matemática para explorar a vida no fundo do mar.

Na FRC, o subtema é Reefscape, termo em inglês que combina as palavras recife e paisagem. Os robôs, de porte industrial, podem ter até 1,06 metro de altura e pesar até 52 quilos.

Para as partidas, as equipes se unem a outras em alianças, com o objetivo de marcar pontos em desafios preestabelecidos na área do jogo. Nos primeiros 15 segundos de cada partida, os robôs operam de forma autônoma. Nos 2 minutos e 15 segundos restantes, a operação fica por conta dos adolescentes. As equipes acumulam pontos classificatórios para as fases seguintes, até a final.

Sesi-DF e Senai-DF em Houston
A participação da equipe Robot’s District no First Championship 2025 tem o patrocínio da Rockwell Automation, do Sicoob Empresarial e da Pedro II Soluções em Usinagem. São apoiadores: Luis Monti Arquitetura e Urbanismo e Altis Plásticos.

A Federal Force tem o patrocínio da Rockwell Automation e do Sicoob Empresarial.

Acompanhe a participação dos grupos também pelas redes sociais do Sesi-DF e do Senai-DF no Instagram (@sesi_df e @senai_df).

Texto: Samira Pádua
Fotos: Samira Pádua/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Veja as galerias de fotos:
1° dia de competições - First Championship 2025

2° dia de competições - First Championship 2025

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST