Presidente em exercício, Geraldo Alckmin visita indústria em Santa Maria
- Detalhes
- Criado: Segunda, 09 Junho 2025 11:38
A indústria de tintas imobiliárias Mistercryl recebeu no sábado, 7 de junho, o presidente da República em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin.
Instalada na região administrativa de Santa Maria, a Mistercryl foi fundada em 2008 e completou recentemente 17 anos. Com uma produção de mais de 5 milhões de litros de tinta por ano, emprega 35 pessoas.
Os cofundadores da indústria, Rui Sérgio de Oliveira e Aline Barbosa — que são pai e filha —, receberam o presidente em exercício e mostraram as instalações da fábrica à comitiva. Acompanharam Alckmin o secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do MDIC, Rodrigo Rollemberg; o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC, Uallace Moreira; o diretor-presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Décio Lima; e o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli. Representaram a Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) na visita o 1º vice-presidente, Pedro Henrique Verano, e a diretora de Assuntos Institucionais e Governamentais, Danielle Bastardo.
Em sua história, a Mistercryl já passou por diversas consultorias e atendimentos realizados pelo Sebrae e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF). Ainda em 2016, quando a empresa se mudou de Samambaia para Santa Maria, teve apoio das duas entidades na formatação da planta para que o processo produtivo fosse mais eficiente.
A última consultoria na empresa foi a do programa Brasil Mais Produtivo, finalizada em novembro de 2024. O foco foi a linha de produção de texturas. Como resultados, aumento de produtividade de 50% e retorno anual de mais de R$ 42 mil.
Para a empresária Aline Barbosa, esses resultados são prova de que as empresas não podem deixar de participar do programa. “Temos um carinho muito grande pelo Brasil Mais Produtivo, uma vez que o programa capacitou nossos colaboradores e nosso setor de gestão, além de reorganizar nosso parque fabril, resultando em aumento de produtividade, com crescimento em vendas e no faturamento”, disse.
Durante a visita, Alckmin conheceu toda a linha de produção da Mistercryl. Passou pelo laboratório de testes dos produtos, acompanhou o processo de envase e, ao lado do presidente do Sebrae, Décio Lima, e de Aline, fez a pigmentação de um lote de textura.
“No programa Brasil Mais Produtivo, o Senai e o Sebrae vão até a indústria para trazer mais eficiência, reduzir custos, melhorar processos, logística, tecnologia, digitalização — tudo para aumentar a competitividade e a produtividade e a pequena indústria poder crescer”, afirmou Alckmin.
Brasil Mais Produtivo
O Brasil Mais Produtivo, programa que promove a produtividade e a transformação digital de micro, pequenas e médias empresas industriais brasileiras, é coordenado pelo MDIC, em parceria com o Senai, o Sebrae, a ABDI, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), para a oferta de soluções que vão desde a sensibilização e engajamento, aumento de produtividade, aumento de eficiência energética até a transformação digital das indústrias.
O programa destina R$ 2,037 bilhões para o engajamento digital de 200 mil indústrias, com atendimento presencial a 93 mil empresas até 2027. A Plataforma de Produtividade serve como porta de entrada para as empresas participarem. Além disso, elas têm acesso aos conteúdos complementares relacionados a produtividade e digitalização. No programa, Senai e Sebrae atuam de forma conjunta para identificar e diagnosticar gargalos de gestão e da produção, por meio de metodologias mais adequadas para as empresas atendidas.
As empresas que desejarem se cadastrar no Brasil Mais Produtivo devem acessar o site brasilmaisprodutivo.mdic.gov.br.