Senai e Microsoft formam 28 alunos em TI no DF
- Detalhes
- Criado: Quinta, 01 Julho 2010 00:27
O Senai-DF e a Microsoft realizaram, ontem (1), na Fibra, a formatura de 28 alunos do Students to Business, nas áreas de desenvolvimento de sites e infraestrutura de redes. O programa, que é uma parceria entre as duas entidades para identificar talentos para o setor de TI do País, oferecerá gratuidade em uma prova de certificação Microsoft para os dois melhores alunos de cada área. Nesta edição, foram 768 pessoas inscritas no programa. Com a formatura, os dois melhores alunos de cada turma conquistaram o direito de fazer uma das provas de certificação oferecidas hoje pela Microsoft, de forma gratuita. Atualmente, o preço de um teste do tipo custa, o mais barato, US$ 80.
Um dos alunos formandos na área de desenvolvimento, e que recebeu o direito à gratuidade na prova, é Antônio Cardoso, 24 anos, estagiário da área de TI. “Os bons professores e os ótimos laboratórios ajudaram bastante para realização do projeto, apesar do pouco tempo”. O projeto de Antônio, chamado Pinga Soft, foi criado em parceria com mais dois colegas e é um facilitador da comunicação entre distribuidores e comerciantes de bebidas. “A ideia é intermediar essa comunicação para que tudo aconteça mais rápido. Por telefone demora demais”, sinaliza.
Outro aluno que participou da formatura, e também obteve a gratuidade na prova, é o estagiário da área de TI, Paulo Fernando Barbosa da Silva. Aos 22 anos, o formando da área de infraestrutura realizou um projeto todo baseado em vitalização. O estagiário e mais um colega criaram a empresa fictícia de automação comercial, Infra TI, que será apresentada no dia 30, para os empresários que participarão da formatura.
Segundo o analista de suporte do Centro de Tecnologia da Informação, Gustavo Lago, vários aspectos são analisados para que um jovem chegue até a etapa final do programa. “Procuramos avaliar não só a parte técnica como também a apresentação e postura dos alunos. O detalhamento é importante, pois tudo irá para o relatório enviado às empresas patrocinadoras, que selecionarão os formandos de acordo com o critério dela”.
Students to Business
O programa, uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF) e a Microsoft, é realizado em 38 países, e funciona em quatro etapas. Primeiro o aluno se inscreve, de forma gratuita, no site da Microsoft (www.proform.msdnbrasil.com.br) e responde a um formulário que o levará para o primeiro processo de seleção. Após as palestras iniciais, o aluno escolhido opta pela modalidade que quer seguir e faz uma prova específica. Nesta edição, foram ministradas apenas duas modalidades, de desenvolvimento e infraestrutura de redes, que contou com a participação de 40 alunos.
Luísa Peleja
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)
61 3362-3878
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.