Alunos do DF se preparam para torneio mundial
- Detalhes
- Criado: Terça, 10 Agosto 2010 00:33
Professores mostram, na foto acima, maquete da prova realizada por alunos de 3 a 6 de agosto, no Senai Taguatinga. Objetivo é não perder o ritmo para o WorldSkills, o maior evento de educação profissional do mundo
A maior competição de educação profissional do mundo, o WorldSkills, só começa em outubro do ano que vem, em Londres. Mas os estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) que garantiram os primeiros e segundos lugares durante a 6ª edição da Olimpíada do Conhecimento, no Rio de Janeiro, em março, não param os treinamentos de olho em uma das vagas para o torneio internacional. Mesmo com a vitória na Olimpíada, os estudantes ainda precisam provar que são os melhores em suas ocupações profissionais.
O resultado oficial com os nomes dos alunos que formarão a delegação brasileira, no entanto, só sairá em dezembro, após etapa definitiva, que será realizada em Brasília, nas três unidades do Senai – Taguatinga, Gama e Centro de Tecnologia da Informação. Até lá, os 66 estudantes medalhistas encaram uma rotina intensa de treinamentos – que chegam a durar até 12h diárias, além de testes, estágios em empresas e provas para não perder o ritmo de treinamento.
Por isso, o Senai Distrito Federal aplicou, de 3 a 6 de agosto, na unidade em Taguatinga, mais um simulado para conferir o nível técnico dos estudantes brasilienses que podem representar o DF lá fora, nas ocupações Jardinagem e Paisagismo, Aplicação de Revestimento Cerâmico, Mecânica de Refrigeração e Marcenaria. As provas foram as mesmas aplicadas durante o WorldSkills do Canadá.
A novidade ficou por conta da participação dos competidores do Senai Rio de Janeiro Leonardo Santos, medalha de prata em Aplicação de Revestimento Cerâmico, e David Nunes, ouro em Construção em Alvenaria, que vieram para Brasília especialmente para os testes. Leonardo foi o segundo colocado na ocupação em que o DF foi campeão, com o aluno Jecivaldo Oliveira da Silva. Durante o simulado, os dois competiram lado a lado e, nas horas vagas, trocaram expertises. Mas, em novembro, disputarão apenas uma vaga no mundial de Londres. O DF não compete na ocupação Construção em Alvenaria.
“A olho nu fica impossível verificar diferenças no trabalho de um e outro e é exatamente por isso a importância desse tipo de treinamento, para, com o olhar técnico, perceber pequenos detalhes que poderão impossibilitar a ida do candidato ao torneio internacional”, afirmou o instrutor Anderson Campos (foto, à esquerda) que veio do Rio de Janeiro para acompanhar as provas do simulado.
Para Matheus Mariano (foto, à direita), treinador do competidor brasiliense, o intercâmbio de informações entre os dois alunos também é primordial para o resultado positivo. “É hora de checar precisão, acabamento e qualidade. Isso é possível quando comparamos nosso trabalho com o de outro aluno, que também vem sendo treinado com rigidez e qualidade, como é o caso de Leonardo”, conta. Os dois instrutores aplicaram a mesma prova aos medalhistas.
Além deste simulado, os alunos do Distrito Federal já encaram treinamentos que chegam a durar até 12h diárias, de olho no torneio internacional. Os medalhistas do DF também dedicaram dois meses de trabalho em uma espécie de estágio em empresas da capital. “Sempre é comum acomodar-se quando se tem um resultado positivo. Por isso, os enviamos para o mercado de trabalho, porque, se não garantirem o índice necessário para o mundial, que tem média de 90 pontos, eles já estão preparados para exercer atividades em qualquer indústria”, avalia a supervisora técnica do Senai-DF, Célia Leitão.
Hora da decisão
Em novembro, a organização do WorldSkills definirá entre os 66 medalhistas da 6ª edição da Olimpíada do Conhecimento aqueles que irão representar o Brasil no WorldSkills. As provas serão realizadas de 24 a 29 de outubro, em Manaus; e de 7 a 26 de novembro, em Brasília. Para garantir uma das vagas em Londres, os estudantes precisam obter média de aproveitamento de 90% nas provas.
Elton Pacheco
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF)
61 3362-3883 // Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Foto: Cristiano Costa