Senai Gama busca parceria com empresas do setor eletromecânico

A unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do Gama está mais próxima de fechar parcerias com empresas no Distrito Federal. Ao longo de cinco dias, 10 representantes de empresas do setor eletromecânico mantiveram estandes demonstrativos como parte da programação da I Semana de Eletromecânica, evento realizado de 13 a 17 de setembro na unidade. Três deles – Tramontina Pró, Esab e Mobil – manifestaram intenção de firmar parcerias futuras com o Senai Gama. Um possível acordo permitiria a troca de expertises entre a entidade e as empresas.

“Funcionaria como uma espécie de intercâmbio de tecnologias. Enquanto os alunos do Senai teriam acesso a ferramentas de primeira linha, a unidade entraria com uma contrapartida na manutenção desses equipamentos. Isso agregaria valor ao ensino da entidade ao passo que fortaleceria o desenvolvimento tecnológico das empresas”, afirma o gerente de tecnologia e formação profissional da unidade, Von Braun Richter. O objetivo do evento foi também apresentar a estudantes, trabalhadores e comunidade os produtos e serviços oferecidos pelo Senai para o setor eletromecânico do DF.

As empresas que participaram da I Semana possuem representantes no Distrito Federal e trabalham para abastecer a indústria eletromecânica da capital. A Moura Ferragens é a representante da Tramontina Pró no DF e vende ferragens e ferramentas para o consumidor final. A Mobil comercializa lubrificantes para máquinas. Já a Esab atua no segmento de máquinas de soldas. Além delas, outras empresas também demonstraram produtos e serviços durante o evento, como a Recort, a Micro Torno, a Retifica Mineira, Cometa Automação, Primeira Linha e a Servinox, entre outras.

Parceria de sucesso

O Senai Gama possui parceria com a gigante sueca SKF, representada em Brasília pela 1ª Linha. Como resultado, a unidade inaugurou um laboratório de transmissão de potência, em agosto de 2009. O laboratório é destinado à formação profissional e serviços tecnológicos que permitem o trabalho com tecnologia de ponta nas áreas de rolamento, vedação, sistema de lubrificação e mecatrônica. A indústria sueca disponibiliza rolamentos, buchas, kits didáticos para montagem e desmontagem de peças e equipamentos de alinhamento a laser para eixos e polias.

O setor eletromecânico do DF é formado por 286 empresas, de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). O Senai Gama atua na formação de profissionais para trabalhar nesse contingente de indústrias do setor. Por ano, são formados cerca de 500 jovens em diversos cursos, como manutenção de máquinas e equipamentos, eletrotécnica, entre outros. A unidade tem matrículas abertas durante todo o ano. Informações 3384-3272.

I Semana de Eletromecânica

A I Semana de Eletromêcanica da unidade também contou com palestras e minicursos sobre mercado de trabalho no setor da eletromecânica, análise de vibrações, desenvolvimento de softwares, sistema de proteção contra descarga atmosférica, alinhamento de eixos, entre outros. Houve, ainda, demonstrações de uso de equipamentos, atividades laborais, além de outras atividades. De acordo com a organização do evento, mais de duas mil pessoas transitaram pela unidade durante a programação.

Elton Pacheco
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF)
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
61 3362-3883 // 8431-0335
Foto: Cristiano Costa/Fibra

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST