DF seleciona estudantes para o mundial de educação profissional
- Detalhes
- Criado: Sexta, 19 Novembro 2010 01:12
Começa nesta segunda-feira, 22 de novembro, no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do Guará, mais uma bateria de provas técnicas para definir a delegação brasileira no maior torneio de educação profissional do mundo, o 41º WorldSkills, que ocorrerá em Londres, de 5 a 8 de outubro de 2011.
Na unidade, 22 estudantes farão testes. Entre eles, cinco são do Senai Distrito Federal: Willian Grassioti (mecânica de refrigeração), Jecivaldo Oliveira (aplicamento de revestimento em cerâmica), Daiane Rodrigues Aureliano e Rodrigo Pires Lopes (jardinagem e paisagismo) e Kalébio José Soares (marcenaria). Guilherme Caixeta (mecânica de automóveis) participou das provas realizadas no Senai em Taguatinga, de 15 a 19 de novembro.
Eles terão de demonstrar capacidade técnica, domínio de ferramentas e habilidades para planejar, organizar, e entregar um produto semelhante ao que é exigido no dia-a-dia das indústrias. “Na marcenaria os candidatos fabricarão um móvel. Terão de estar muito atentos ao desenho e aos detalhes que a prova exige, como dimensões e acabamento. É como se ele estive numa indústria que exigisse um prazo para entrega”, explica o coordenador técnico das provas do Senai, Paulo Pigato.
Os alunos terão um espaço de 1,4 mil metros quadrados para demonstrar até o dia 25 de novembro os processos de montagem da parte elétrica, hidráulica e a gás de uma casa e de prédios. Simularão a instalação de um sistema de refrigeração de supermercado e de um ar condicionado. No local, também serão construídas paredes e pisos com trabalho artesanal de aplicação de cerâmicas, e ainda, um projeto de paisagismo em miniatura com minilago artificial, plantas e flores, de acordo com o que é proposto nas avaliações. “O diferencial dessa etapa é a montagem de uma seção de uma indústria e toda instalação de uma residência, inclusive com o jardim”, afirma o coordenador das provas.
Segundo Pigato, além de mostrar capacidade profissional, os estudantes terão de alcançar o índice técnico definido pela média das últimas três notas alcançadas em cada ocupação que o Senai participou no WorldSkills. “O aluno que estiver mais bem preparado para enfrentar a pressão das provas se sairá melhor. E isso envolve ser melhor na parte técnica e emocional”, diz. Quem atingir a melhor nota, sendo a mínima equivalente ao índice técnico, avança para a próxima fase classificatória, que ocorrerá em março e agosto de 2011.
As provas no Guará encerram a primeira fase das eliminatórias para o WorldSkills. O processo começou em Manaus, de 25 a 29 de outubro, com duas ocupações e prosseguiu nas escolas do Senai no Gama, de 9 a 11 de novembro, com sete modalidades, e a terceira, de 15 a 18 no Senai Taguatinga, com nove profissões. Ao todo, são 68 estudantes na disputa pela representação do Brasil no mundial de educação. A nota de cada candidato à vaga no campeonato, desta primeira fase eliminatória, será revelada no dia 9 de dezembro. Os mais bem classificados enfrentarão nova bateria de testes em 2011 para confirmar o índice técnico.
Os alunos que disputam as provas classificatórias nesta fase do mundial foram selecionados na Olimpíada do Conhecimento, torneio nacional realizado em março, no Rio de Janeiro, com mais de 500 competidores em 41 ocupações profissionais. Os vencedores de medalhas de ouro e prata na Olimpíada do Conhecimento são os que fazem provas para as seletivas para o mundial..
Elton Pacheco
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF)
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
61 3362-3883
Elisandra Albuquerque
Assessoria de Imprensa
Confederação Nacional da Indústria (CNI)
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.