Seletivas para o WorldSkills mudaram rotina das escolas do Senai no DF
- Detalhes
- Criado: Quarta, 01 Dezembro 2010 01:47
As escolas do Senai no Distrito Federal mudaram a rotina ao longo do último mês. Isso porque, de 9 a 26 de novembro, 68 jovens estudantes da instituição de todo o País passaram pelas unidades de Taguatinga, Gama e Guará para as provas que definirão a delegação brasileira no 41° WorldSkills, o maior torneio de educação profissional do mundo, a ser realizado em Londres, de 5 a 8 de outubro de 2011. As provas foram realizadas em ocupações industriais como eletrônica, soldagem, polimecânica, manufatura integrada, mecatrônica, entre outras.
"Tivemos que mobilizar profissionais focados especificamente nas seletivas e montamos uma arena de provas durante as etapas. Os alunos das unidades também acabaram se beneficiando, ao conhecer o dia a dia de uma competição deste nível. Amanhã, poderão ser eles competindo”, comenta a coordenadora da Olimpíada no DF, Eliseia Tavares. As unidades receberam, ainda, máquinas pesadas e equipamentos vindos de outros estados para auxiliarem as provas dos candidatos às vagas no torneio em Londres.
Empresários da cidade também foram atraídos pelos alunos do Senai, durante os dias de competição, como Gilberto Rossi (da Indústria Rossi). Ele elogiou o desempenho dos profissionais em formação. “Embora eu tenha identificado alguns detalhes a serem corrigidos, esses meninos já possuem conhecimentos apurados em suas ocupações”, afirma. “Por isso, como empresário, digo que eu contrataria a dupla para trabalhar comigo. O motivo é simples: para terem chegado até esta etapa da competição, significa que eles são os melhores. É exatamente o perfil profissional que um empresário precisa”, comenta.
Além de Rossi, técnicos da Rede Sarah e representantes de empresas como a Coca-Cola, Minuano (higiênicos), Caesb, Ceb, Ambev e integrantes de sindicatos da construção, alimentação e marcenaria também conferiram as provas nas unidades do Senai-DF.
Promessas do DF
Do grupo de participantes, seis jovens estudantes do Senai-DF poderão garantir uma vaga para o torneio em Londres - todos alunos da unidade do Senai em Taguatinga. São eles: Willian Grassioti (mecânica de refrigeração), Jecivaldo Oliveira (aplicamento de revestimento em cerâmica), Daiane Rodrigues Aureliano e Rodrigo Pires Lopes (jardinagem e paisagismo), Kalébio José Soares (marcenaria) e Guilherme Caixeta (mecânica de automóveis). Os estudantes que competiram no DF foram os medalhistas de ouro e prata na 6ª edição da Olimpíada do Conhecimento, realizada em março passado, no Rio de Janeiro.
Para o diretor de educação profissional do Senai-DF, Romerito Carneiro, receber esta etapa da competição foi, também, um reconhecimento da excelência do ensino hoje oferecido pelas unidades da instituição na capital do País. “O resultado do DF foi tão expressivo na fase nacional da Olimpíada, que fomos escolhidos para receber mais esta etapa. É uma prova de confiança de que os meninos de outras localidades podem vir pra cá e obter o mesmo nível de treinamento do que aquele já desenvolvido em seus estados”, comenta. Na Olimpíada do Conhecimento deste ano, o DF garantiu nove medalhas – três de ouro, duas de prata e quatro de bronze, a melhor participação brasiliense na história da competição.
Etapas - As provas para definir a delegação brasileira para o WorldSkills foram aplicadas, inicialmente, em Manaus, entre os dias 25 e 29 de outubro, e prosseguiram nas escolas do Senai no Distrito Federal: no Gama, de 9 a 11 de novembro; em Taguatinga, de 15 a 18; e no Guará, entre os dias 22 e 26. O resultado está previsto para ser divulgado em 9 de dezembro.
Elton Pacheco
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF)
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
61 3362-3883