Senai-DF e Microsoft treinarão servidores “Cloud Computing”
- Detalhes
- Criado: Segunda, 18 Abril 2011 17:43
Os servidores públicos receberão treinamentos em computação em nuvem, por meio da parceira entre Senai-DF e a Microsoft. A partir de maio, a iniciativa deverá qualificar servidores na área de nuvem privada, o “cloud computing”. A medida refere-se ao conjunto de equipamentos, infraestrutura ou aplicações em tecnologia da informação (TI) de uma organização compartilhadas por usuários espalhados em qualquer lugar do mundo — voltada às necessidades governamentais.
O acordo permitirá aos interessados usarem o laboratório do Senai-DF para aprender sobre o funcionamento da ferramenta e para desenvolver soluções que poderão ser acessadas por qualquer usuário. O laboratório do Senai-DF Brasília será o primeiro lugar no mundo onde a Microsoft oferecerá esse tipo de estrutura.
A meta do Senai-DF é capacitar cerca de 100 pessoas por mês. Para isso, os professores foram treinados por uma equipe especializada da companhia americana. “A Microsoft está aberta na nuvem. Para isso, passamos a investir em padrões abertos de tecnologia compatível com outras plataformas independentemente de quem as desenvolveu”, declarou James Utzschneider, gerente de Estratégia Competitiva da Microsoft. Atualmente, a empresa atua em seis laboratórios de pesquisa no Brasil. Em Brasília, o Centro de Tecnologia da Informação (CTI) funciona há um ano.
“Os resultados podem ser diversos. Nada impede que um aplicativo seja desenvolvido lá e usado em algum lugar para sair algo disponibilizado ao mundo, posteriormente”, explicou Arioston Cerqueira Rodrigues, gerente de Tecnologia e Formação Profissional do Centro de Tecnologia da Informação do Senai-DF. A escolha do Brasil para o primeiro laboratório voltado para o setor público levou em conta o fato de o país ser o principal mercado da Microsoft na América Latina e de a subsidiária nacional estar entre as 10 principais operações mundiais da companhia.
Texto Carlos Magno Araújo
Foto Cristiano Costa