Profissionais do Senai-DF agregam experiência sobre novas tecnologias

986903IMG_9500A Arquitetura orientada a Serviços (SOA) é uma tecnologia utilizada no desenvolvimento de aplicações corporativas para Web, e junto com a Computação nas Nuvens (Cloud Computing), é um dos processos emergentes na área de tecnologia da informação (TI). Hoje e amanhã, experts internacionais deste setor de TI apresentam ao público presente no Hotel Royal Tulip, em Brasília, as principais aplicações e conceitos do SOA e Cloud Computing. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF) participa das palestras e workshops com 10 profissionais na área com o intuito de agregar valor e conhecimento sobre as novas tecnologias. O Senai-DF e a Microsoft darão treinamento para servidores públicos em Brasília, a partir de maio, com a finalidade de qualificá-los na área de nuvem privada.

“O Senai-DF será um dos propulsores do Cloud Computing em Brasília. Os servidores receberão treinamentos em computação em nuvem por meio da parceria entre Senai-DF e a Microsoft. Para atender essa demanda crescente, precisamos participar dessa oportunidade de conhecer cada vez mais essa tecnologia”, declarou Gilson Brandão, supervisor de tecnologia do Centro de Tecnologia da Informação, do Senai-DF. Segundo ele, caso uma empresa de TI não absorva a novidade, em um curto espaço de tempo, será “um caminho sem volta” para sua inserção na nova ordem mundial relacionado ao setor.

Ao abrir os trabalhos do simpósio mundial, o secretário de Ciência e Tecnologia do DF e diretor da Federação da Indústrias do DF, Gastão Ramos, enalteceu o valor do evento para a área de tecnologia do DF. “O Governo sabe da importância desse setor para a economia e levanta a bandeira do desenvolvimento do DF alicerçado na tecnologia. O governador é um entusiasta da área de TI, e nosso Parque Tecnológico Capital Digital é visto com muito carinho e cuidado. O DF espera contar com a atração de grandes empresas porque Brasília tem vocação para esse tipo de indústria e mercado”, destacou.

Três dos principais nomes do SOA e da Computação em Nuvem no mundo estão em Brasília. Thomas Erl é pioneiro no uso da nova tecnologia para a construção de sistemas orientados a serviços; Tom Plunkett, é consultor de soluções senior da Oracle, especialista em Cloud Computing e projetos SOA para o Departamento de Defesa dos EUA; e Anne Thomas Manes é vice presidente e diretora de pesquisa do Grupo Burton de aplicação de estratégias na plataforma. O evento reúne a academia e a indústria de desenvolvimento de Software e Prestadoras de Serviço de Tecnologia da Informação e Comunicação, da qual o Senai-DF faz parte, bem como pesquisadores, escritores e entusiastas dessas tecnologias.

Até amanhã, workshops preparatórios para diversas certificações em SOA estão previstos. Para as empresas, há vantagens importantes em se orientar no desenvolvimento ou a aquisição de soluções tecnológicas para as diretrizes SOA, em virtude da flexibilidade destas para a preservação e emprego de legados tecnológicos que sejam importantes dentro da estrutura de TI das organizações.

O evento contou com o apoio local do Instituto Brasília de Tecnologia Inovação (IBTI). Para Claynor Mazzarolo, diretor-presidente do instituto, o evento foi feito para que seus participantes estivessem de olho no futuro quanto às tecnologias de vanguarda. “Foi planejado para discutir as tendências atuais de Tecnologia da Informação. Os profissionais que participam do simpósio poderão se tornar cada vez mais valorosos como capital humano para as empresas. Podem dominar tecnologias de ponta e aplicá-las como serviços para as empresas”, reiterou.

De acordo com a organização do simpósio, “para as empresas que se dedicam ao segmento de exportação de serviços em TI, as características apresentadas pela arquitetura SOA oferecem um importante diferencial competitivo para o posicionamento no acirrado mercado global, por possibilitar a definição de estratégias competitivas baseadas em preços, serviços agregados e pós-venda, além tornar evidente as limitações e verdadeiros "aprisionamentos", em termos de preservação de legado, integração com clientes e fornecedores e configurações de ambiente de hardware e software, estabelecidos por concorrentes”.

 

Carlos Magno Araújo
Assessoria de Imprensa – Unicom
Foto: Cristiano Costa / Fibra-Unicom

FIBRA – DF
(61) 3362-3883 

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST