Senai-DF reúne grandes estilistas no caderno moda-verão 2012
- Detalhes
- Criado: Terça, 03 Mai 2011 15:41
Estilistas apresentaram coleções e tendências para alunos e designers de moda do DF
A sustentabilidade na moda e o processo criativo de estilistas foram mote do lançamento do Caderno Perfil Moda Verão 2012, na manhã de hoje (3) na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Taguatinga. Com um auditório lotado de estudantes de moda, estilistas e designers do DF, os palestrantes Ronaldo Fraga e Akihito Hira apresentaram coleções, bem como seus conceitos e possíveis tendências para o Verão 2012. Logo após as palestras, um desfile de modelos agitou o evento trazendo uma coleção de Akihito Hira, apresentada no último Capital Fashion Week em parceria com o Senai-DF. No decorrer do evento, foram apresentados espaços do núcleo do vestuário Senai Taguatinga, bem como os projetos e cursos no setor de vestuário do Senai e Sebrae-DF.
“Todo criador tem a invenção como fator inerente do seu processo criativo. Essas palestras serviram como forma de compartilhar conhecimento entre os participantes. São ferramentas para a inventividade de todos os estilistas e designers”, declarou Akihito Hira, durante a apresentação de sua última coleção. Akihito é paulista radicado em Brasília, e enalteceu a iniciativa do Senai-DF quanto as palestras, e também com a presença de Ronaldo Fraga. “A presença dele será de grande valia a todos os presentes. O Ronaldo é um grande nome da moda brasileira e todos poderão compartilhar junto com ele sobre seu processo criativo”, pontuou.
O caderno traz ao público presente uma mostra do trabalho de pesquisadores de 15 estados brasileiros por meio de uma visão multi-regionalista, apresentando referências para o vestuário e servindo como ponto de partida para o desenvolvimento de produtos únicos e competitivos no mercado. “A consolidação da moda no Distrito Federal é uma das principais metas deste momento. O DF é o quinto mercado no País, por isso somos vocacionados para este mercado. Temos um grande potencial de consumo, que nos levará a geração de emprego e renda”, declarou o presidente do sindicato do Vestuário no DF (Sindiveste), Paulo Eduardo Ávila. Para ele, a missão do sindicato é desenvolver o caráter empreendedor dos empresários de moda no DF.
Um dos ícones do lançamento, o estilista Ronaldo Fraga iniciou sua exposição falando sobre o processo criativo no desenvolvimento de produtos. “A moda é a interpretação de contextos econômicos, antropológicos e antropofágicos. Ela passa a ser entendida como parte da nossa cultura. É um instrumento de diálogo com a sociedade e deve ser uma de nossas referências culturais. A minha referência cultural é essencialmente a brasileira, e não as estrangeiras somente”, destacou.
Em seguida, Fraga apresentou uma série de vídeos explicando tendências e caracterizando desfiles de sua marca em eventos de moda. No final do evento, exemplares digitais do Caderno Perfil Moda foram distribuídos aos presentes. Para ter acesso, basta entrar em contato com setor de vestuário do Senai Taguatinga, pelo fone (61) 3353-8759.
Carlos Magno Araújo
Assessoria de Imprensa - FIBRA
Fotos: Cristiano Costa / Fibra-Unicom