Senai Taguatinga recebe jovens do Projeto ViraVida

Nova turma do Projeto contempla 80 jovens. Visita foi marcada para que os participantes conhecessem os cursos oferecidos na unidade do Senai

IMG_8947Em 2011, 80 jovens e adolescentes, que vivem em situação de vulnerabilidade social, terão a oportunidade de mudar suas histórias. Isso será possível por meio do projeto ViraVida,  realizado pelo Sesi-DF e por diversos parceiros, que tem por objetivo o resgate social dos participantes, por meio  de formação profissional. Na última terça-feira (17/5), foi dada a largada do segundo ano do Projeto no DF, com a visita dos jovens à unidade do Senai Taguatinga, oportunidade esta em que puderam conhecer os cursos oferecidos na entidade.

A vista monitorada à unidade de Taguatinga faz parte das atividades desenvolvidas pelo ViraVida. Neste ano, o projeto será desenvolvido de forma diferente e inovadora. Em 2010, os alunos foram distribuídos em duas turmas: assistente administrativo ou recepcionista, de acordo com o perfil de cada um. Agora, os jovens terão a oportunidade de escolher qual capacitação oferecida, das diversas promovidas pelo Senai e também pelo Senac, têm interesse em fazer.

“Neste ano, a casa apresentou uma nova proposta de qualificação para os jovens. A ideia é minimizar, senão zerar, a evasão dos participantes do ViraVida nos cursos e proporcionar que os mesmos escolham as áreas que mais gostam e tenham facilidade de desenvolver suas habilidades”, esclarece Milla Ribeiro, uma das interlocutoras do projeto no Senai Taguatinga.

Milla reitera que a casa tem uma nova proposta. “Os jovens que optarem pelo Senai terão a oportunidade de conhecer várias áreas de atuação técnica oferecidas na unidade de Taguatinga. Após isso, eles serão encaminhados para escolher uma das áreas de atuação e aperfeiçoá-las, dentro das demandas do mercado. A ideia é a inserção no mercado de trabalho por meio da capacitação”, completa.

A visita à unidade serviu para desenvolver o interesse dos jovens nas áreas de qualificação. O jovem LSL* (16) é um dos contemplados pelo projeto e afirma já ter feito sua escolha baseado na visita ao Senai Taguatinga. “Gostei da visita. Quero passar nesta próxima entrevista e ser contemplado com a oportunidade de fazer o curso na área de automobilística. Gosto muito de carros e estou ansioso”, declarou.

O ViraVida é uma iniciativa do Conselho Nacional do Sesi, criado para atender jovens explorados sexualmente. O Projeto conta com a parceria do Sistema ‘S‘ e contempla adolescentes com idades entre 16 e 21 anos, no Distrito Federal e em outros seis estados brasileiros. São eles: Ceará, Pernambuco, Pará, Rio Grande do Norte, Bahia, Paraíba e Piauí. A responsável pelo desenvolvimento do projeto nos estados, a assessora do conselho nacional do Sesi Catarina Borges Sabino afirma que o Vira Vida é uma oportunidade maravilhosa de proporcionar cidadania à esses meninos, que já conheceram o lado escuro da vida humana.

“O Vira Vida custeia todo o ensino escolar e técnico desses jovens. É uma ótima oportunidade deles serem inseridos no mercado de trabalho, terem acesso a esporte, cultura e lazer, além do resgate social”, ressaltou Catarina.

Na visita, os jovens ainda tiveram a oportunidade de conhecer os alunos do Senai competidores do Wordskills, competição internacional que ocorrerá neste ano, em Londres. Na oportunidade, uma das jovens assistidas pelo Vira Vida, RPA*(15) já avisou: “Um dia serei eu quem estará ali, treinando para uma dessas olimpíadas”.  Entre todas as áreas visitadas, a jovem afirmou que o curso de automobilistica foi a que mais lhe interessou.

O dia 18/5, é celebrado o Dia Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O dia ficou marcado também pelo encerramento da campanha "100 mil tweets contra a exploração sexual", que mobilizou o Twitter, com a hastag #carinhodeverdade. Esta é uma iniciativa do Conselho Nacional do Sesi e da Campanha Carinho de Verdade.

 

Texto: Marcus Fogaça
Foto: Cristiano Costa

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST