Senai-DF oferece cursos técnicos para aprendizes

IMG_8928siteVisando contribuir com o atendimento às novas demandas de formação profissional, alinhadas às mudanças decorrentes do avanço tecnológico, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF) lança, para o próximo semestre, cursos técnicos no âmbito do programa Jovem Aprendiz. São cursos diversificados, oferecidos às empresas, de acordo com as competências requeridas pelo mundo do trabalho para seus futuros profissionais. Inicialmente, serão dois cursos técnicos: Redes de Computadores, com 20 vagas no Senai Centro de Tecnologia da Informação (CTI), no Setor Indústrias Gráficas (SIG); e Segurança do Trabalho, com 25 vagas na unidade do Senai Taguatinga. Cerca de 15 representantes de empresas do Distrito Federal participaram do lançamento do Programa Aprendizagem de Nível Técnico, realizado na tarde de hoje (21), na sede da Federação das Indústrias do DF.

A iniciativa do Senai, além de contribuir com a formação profissional de jovens, está em consonância com o cumprimento de cotas de aprendizes. Por determinação da lei Nº 10.097/2000, regulamentada pelo Decreto nº 5.598/2005, fica definido que estabelecimentos são obrigados a empregar e matricular nos cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem  número de aprendizes equivalente a 5%, no mínimo, e 15%, no máximo, dos  trabalhadores existentes em cada estabelecimento, cujas funções demandem formação profissional.

IMG_8980siteDurante o lançamento, foram explanados por técnicos do Senai-DF detalhes dos programas, bem como os itinerários formativos, programação de matrículas e orientações quanto aos requisitos de ingressos dos jovens e as reservas de vagas para as turmas abertas. A relação entre aprendiz e empresa determina a assinatura de um contrato de aprendizagem, onde a empresa se compromete a pagar um salário mínimo/hora, além de vale transporte e férias para os aprendizes.

O contrato contem o tempo de duração concernente a 22 meses, com aulas ministradas de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, a partir do dia 1º de agosto, para ambos os cursos. Após a experiência piloto em 2011, o Senai-DF deve, posteriormente, abrir no próximo ano seu leque para outras áreas de atuação.

“Os cursos técnicos sempre foram muito valorizados por nós. É uma maneira muito eficiente de formar novos profissionais para as empresas. Eu mesmo comecei como torneiro mecânico”, declarou o diretor de Educação Profissional do Senai-DF, Romerito Carneiro. Para ele, os cursos formam meninos e meninas de 14 a 24 anos, sem vícios de trabalho. “Nossos jovens não se formarão aprendizes para suprir cotas, mas para agregar bons profissionais ao mercado de trabalho do DF”, acrescentou.

 

Texto: Carlos Magno
Fotos:  Cristiano Costa / Fibra-Unicom
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF) 

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST