Certificação em TI agrega valor à carreira
- Detalhes
- Criado: Terça, 19 Julho 2011 00:00
As certificações profissionais na área de Tecnologia da Informação (TI) são conhecidas pela sua complexidade, garantia de qualidade e conhecimento em ferramentas específicas. Para se ter ideia da rentabilidade de quem já é certificado em programas de TI, segundo pesquisa realizada pelo Institute Data Corporation (IDC) Brasil, um profissional certificado tem 53% de chances a mais de conseguir emprego com salários de 10% a 100% superiores à média que o mercado costuma oferecer para os profissionais sem certificação. Os egressos, após obterem certificados, demonstram ao mercado que estão aptos a lidarem especificamente com as tecnologias do setor.
No Distrito Federal, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), por meio do Centro de Tecnologia da Informação (CTI), oferece cursos preparatórios aos interessados em adquirir uma certificação. A obtenção de um certificado neste segmento significa agregar habilidade e experiência profissional no uso de determinadas ferramentas emitidas por grandes companhias como Microsoft, Cisco e Oracle.
“O CTI do Senai-DF é um centro focado em tecnologia, que respira tecnologia e não foca apenas determinada ferramenta, como a Microsoft, por exemplo. A grade do Senai é formada por uma ampla gama de cursos que o mercado trabalha na área de TI. Muitos deles são preparatórios para certificações e um grande diferencial do CTI é que as pessoas podem realizar a prova de certificação aqui mesmo, pelo Senai-DF”, destacou Bruno Kenj, coordenador do Centro de Inovação da Microsoft no Senai.
O nível de empregabilidade de alunos egressos dos cursos de certificação é comprovado. De acordo com Bruno, alunos do Senai costumam passar em provas de certificação com freqüência. “Esses alunos contaram com a possibilidade de fazer a prova de certificação, a NTA, uma prova de nível acadêmico, da Microsoft, e parte dos aprovados já se encontra empregada e inserida no mercado de trabalho”, destacou o coordenador. Bruno chamou atenção para alguns desses alunos, que se tornaram casos de sucesso. “Três deles saíram de treinamento rápido de 90 horas, obtiveram a primeira certificação, não pararam de estudar e o mercado já absorveu esses profissionais”, revelou.
Jucinei Pereira dos Santos, 19 anos é um desses talentos. “A certificação me ajudou muito na hora de procurar emprego. Além disso, me abriu outras portas, e fui convidado a trabalhar em outras empresas de TI. Sem dúvida, é um diferencial em relação a concorrência”, destacou o estudante, que cursa o 5º semestre de Ciência da Computação, e já é funcionário da empresa de TI no DF, Compline.
Bruno Kenj chamou atenção ainda para a dificuldade de conclusão desses cursos, no qual o mercado de TI requer profissionais qualificados em áreas específicas, mas a preparação exige esforço e determinação. “As pessoas em geral enxergam na área de TI uma possibilidade real de se construir uma grande carreira, mas quando chegam para trabalhar ou estudar, notam que é uma realidade um pouco mais complexa do que imaginavam”, destacou Bruno.
Certificado com valor profissional no mercado do DF
Os empresários do setor de TI, atualmente em plena expansão no DF, já admitem o diferencial de um profissional certificado. “Os profissionais que conseguiram certificações em tecnologia da informação têm mais chances de inserção no mercado de trabalho devido a sua especificidade, além de conseguirem também maiores salários.”, afirma o presidente do Sindicato das Indústrias da Informação do DF (Sinfor), Jeovani Ferreira Salomão. As empresas também ganham com isso. “Para participar de algumas licitações, por exemplo, algumas empresas já precisam comprovar no quadro de pessoal, que possuem profissionais certificados“, conclui o presidente.
No Senai-CTI, localizado no SIG, são oferecidos nove diferentes cursos preparatórios no momento. São eles: CCNA Exploration 4.0; Linux – LPI Nível 1; Programador JAVA – SCJP; Desenvolvedor Web Java, DBA Oracle 10g; Desenvolvimento Web com ASP.NET e C#; SQL Server; Gerência de Projetos e Preparatório PMP. A carga horária dos cursos varia entre 60 e 320 horas e são ministradas no turno da noite, durante a semana e aos sábados, na parte da manhã.
SERVIÇO
CENTRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – SENAI-DF
Endereço: SIG Quadra 06 Lote 1.100 - 70610-400 Brasília DF
Fone: (61) 3441-3000 - Fax: (61) 3344-6721
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Texto: Carlos Magno
Foto: Cristiano Costa - Fibra/Unicom.