Senai Taguatinga divulga cursos para o 2º semestre de 2011
- Detalhes
- Criado: Quinta, 01 Setembro 2011 00:00
São 20 opções nas áreas de Alimentação; Design; Refrigeração; Automobilística; Eletroeletrônica; Tecnologia da Informação; Vestuário; e Segurança do Trabalho
O desemprego é uma realidade não apenas do País, mas também do Distrito Federal. Brasília, antes planejada para abrigar 500 mil habitantes, hoje contabiliza uma população de aproximadamente 2,5 milhões de pessoas, segundo dados do IBGE. Os empregos públicos não suprem a demanda dos moradores por trabalho como fazia parte dos projetos iniciais para a capital administrativa do Brasil. A taxa de desemprego no DF está, atualmente, em 12,7%, o que significa um contingente de 178 mil pessoas sem trabalho, de acordo com levantamento do Dieese. Entretanto, é afirmação unânime entre empresários do setor produtivo brasiliense que sobram vagas porque faltam profissionais qualificados.
E visando prover capacitação para interessados em trabalhar no setor industrial, a unidade de Taguatinga do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF) divulga o leque de cursos de Qualificação Profissional e de Aperfeiçoamento oferecidos para o segundo semestre de 2011. Serão, ao todo, 20 opções de qualificação, nas áreas de Alimentação; Design; Refrigeração; Automobilística; Eletroeletrônica; Tecnologia da Informação; Vestuário e Segurança do Trabalho.
Os cursos de Qualificação Profissional e de Aperfeiçoamento são destinados a qualquer pessoa maior de 16 anos de idade, preferencialmente que esteja concluindo e/ou já tenha concluído o Ensino Fundamental ou mesmo para aqueles que tenham qualquer formação superior a esta. Os cursos oferecidos pela entidade têm carga horária até 200 horas, considerando quatro horas aula/dia e duração média de dois meses para cada capacitação.
Segundo o gerente de formação profissional do Senai-DF, Cláudio Tavares, existe a demanda da indústria por mão de obra e o caminho mais curto para conseguir uma vaga no parque fabril brasiliense é passar pelo Senai-DF. “O nosso diferencial é que os cursos do Senai priorizam a prática. Nossos alunos aprendem, no ambiente de ensino, o que vão, de fato, fazer no mercado de trabalho. É a vivência na prática, além da teoria ensinada”, diz.
Ainda de acordo com Tavares, as possibilidades de cursos oferecidas pelo Senai permitem que o interessado trace um itinerário de sua carreira profissional. “Estamos abrindo para este semestre cursos que podem ser feitos por aqueles que querem iniciar numa determinada carreira ou mesmo por profissionais da área que desejam reciclar ou adquirir novos conhecimentos”, explica. O gerente antecipa que a maioria das capacitações com inscrições abertas fazem parte da grade dos cursos técnicos oferecidos pelo Senai Taguatinga. “Assim, quem fizer um curso de qualificação ou de aperfeiçoamento e quiser, futuramente, fazer o curso técnico da área, pode requerer os créditos da matéria, que não se perdem”, finaliza.
A lista de cursos com inscrições abertas pode ser vista no site: www.sistemafibra.org.br/senai, no link Unidades/Senai Taguatinga. Mais informações sobre matrículas e preços nos telefones: (61) 3353-8714, 33538772 e 3353-8775.
Suzana Leite
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF)
Foto: Cristiano Costa/Unicom