Senai Taguatinga inicia atividades do projeto ProViver
- Detalhes
- Criado: Quinta, 11 Agosto 2011 00:00
Trabalhadores da unidade encontram no projeto uma oportunidade de integração e de alivio no estresse do trabalho
Na tarde desta quarta-feira (10), a unidade de Taguatinga do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF) retomou as atividades do ProViver. O programa é desenvolvido na unidade desde abril deste ano, com o objetivo de valorizar os empregados da casa, além de oferecer qualidade de vida no trabalho. As atividades são realizadas no horário de trabalho, por meio de apresentações culturais, educativas ou de valorização da saúde e, ainda, com a oferta de oficinas educativas no horário do almoço. A abertura das atividades do segundo semestre começaram com a apresentação do grupo musical Mambembrincantes.
O ProViver é uma demanda da administração da unidade e consiste no estímulo de atividades culturais e pedagógicas entre os empregados, que objetivam o desenvolvimento de ações de bem-estar. O evento é organizado pelo Setor de Orientação Educacional (SOE) do Senai Taguatinga. De acordo com a psicóloga da unidade Ana Lúcia Souza, os empregados aprovaram o ProViver e passaram a participar, cada vez mais, das atividades propostas pelo projeto. “O ProViver aproxima os empregados e melhora o clima no ambiente do trabalho”.
As ações do ProViver são realizadas quinzenalmente e tentam mesclar atrações indicadas pelos empregados e outras escolhidas pela equipe do SOE, além de oficinas ministradas pelos empregados do Senai Taguatinga, em versões pocktes dos cursos que a própria unidade oferece para o mercado de trabalho, de maneira gratuita e no horário de almoço. Já as atividades culturais variam entre apresentações teatrais, musicais, filmes, entre outras. “A cultura resgata nossas origens. Todo esse entretenimento em meio ao trabalho muda o humor das pessoas e as tornam bem humoradas e ampliam suas bagagens culturais”, afirma o percussionista do grupo Mambembrincantes, Marcos Ramalho.
“Eventos culturais são sempre muito bem-vindos. Melhor ainda no ambiente de trabalho, pois tem um resultado excepcional e acaba desestressando e motivando as pessoas para realizarem com mais tranquilidade suas atividades”, comenta a brigadista Carmem Lidia.
Reforçando essa premissa, a orientadora pedagógica do SOE, Ilka Branco, ressalta como o projeto é desenvolvido e tem sido aperfeiçoado. “O número de participantes nos eventos do ProViver varia bastante, de acordo com cada atração, mas, em geral, são bem recepcionados. Muita gente participa e comenta o quanto as atividades aliviam o estresse do trabalho”, afirma.
Entre as atrações que já passaram do ProViver estão a Cia de Comédia Setebelos, os grupos Sonora Chamar e o poeta e músico Nestor Kirchner. Os empregados interessados em conhecer as atividades propostas pelo ProViver devem entrar em contato com a equipe de SOE pelo telefone: 3353 8780, falar com Ilka ou Ana Lucia.
Marcus Fogaça
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF)
Foto: Cristiano Costa/Unicom