Alunos do Senai embarcam rumo ao WorldSkills

CRI_1331Hoje (28/8) pela manhã, logo nas primeiras horas do dia, os alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF) Jecivaldo de Oliveira (22) e Willian Grassiot (20) embarcaram no Aeroporto Internacional de Brasília - Presidente Juscelino Kubitschek, rumo a São Paulo. O destino final dos jovens será Londres, local em que representarão o Brasil no maior torneio de educação profissional do mundo, o WorldSkills, que será realizado de 5 a 8 de outubro. As provas da competição simulam desafios do dia a dia do trabalho. Jecivaldo e William concorrerão nas modalidades de Aplicação de Revestimento Cerâmico e Mecânica de Refrigeração, respectivamente.

Os olhos cansados de uma noite mal dormida e sorrisos nervosos eram características de ansiedade estampada nos rostos dos estudantes. Contudo, quando questionados acerca do desempenho que esperam ter na competição, ambos foram categóricos. “Foram mais de 500 dias de treino, sem feriados e fins de semana, estudando de oito a doze horas por dia para chegar bem preparado à etapa internacional. Darei o meu máximo para trazer o ouro para o Brasil”, antecipa Willian, o jovem mecânico de refrigeração. E Jecivaldo acrescenta: “Estou tranquilo porque me preparei para esse desafio. É a grande oportunidade da minha vida, tenho consciência disso e vou fazer o meu melhor”, disse.

No WoldSkills, os jovens terão 22 horas, divididas em quatro dias, para desenvolver e executar as provas. Na ocasião, os competidores precisam demonstrar habilidades técnicas e pessoais para realizar as tarefas de suas profissões dentro dos padrões internacionais de qualidade e do prazo estipulado.

CRI_1198Jecivaldo terá de utilizar toda a precisão dos recortes em cerâmica para fazer uma parede que incluirá o Big Ben e a roda-gigante de London Eye, a bandeira do Reino Unido e o Rio Tâmisa. Já a prova de Willian consistirá em montar uma câmara fria com degelo de gás, instalar um ar-condicionado e, além disso, descobrir e resolver problemas mecânicos e técnicos, que serão apresentados na oportunidade. Embora os alunos já venham treinando os protótipos dos projetos que farão em Londres, 30% das tarefas serão inéditas e só serão conhecidas durante a competição.

Juntamente com os alunos do DF, outros 26 alunos de cursos técnicos e de aprendizagem profissional, de diversas unidades do Senai espalhadas pelo País, além de alguns competidores do Senac, embarcarão amanhã (29/9) do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) para a capital inglesa.  Os estudantes mostrarão ao mundo os avanços e a qualidade da educação profissional no Brasil, em 25 modalidades distintas, como design gráfico, tecnologia d informação, eletricidade predial e industrial, entre outras. Além disso, os competidores terão a oportunidade de trocar experiências e buscar informações para o aperfeiçoamento dos cursos de formação de mão de obra do Senai.

Ao todo, a competição bienal reunirá, no centro de exposições ExCel London, cerca de mil estudantes de cursos técnicos profissionalizantes de 51 países. A estimativa dos organizadores do evento é receber mais de 150 mil visitantes.

 

Suzana Leite
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF)
Foto: Cristiano Costa/Unicom - Fibra

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST