Começa a etapa DF da Olimpíada do Conhecimento
- Detalhes
- Criado: Segunda, 17 Outubro 2011 01:00
Foi dada a largada para a etapa estadual (DF) da Olimpíada do Conhecimento. Hoje (17/10), 63 alunos das três unidades do Senai-DF tiveram o dia para fazer a ambientação no local de provas, conhecer os equipamentos que serão utilizados e, além disso, terem o primeiro contado com o projeto que terá que ser executados nos próximos quatro dias. Promovida pelo Senai desde 1982, a Olimpíada do Conhecimento é, atualmente, o maior torneio de educação profissional das Américas.
Ao todo, a etapa estadual (DF) reunirá 33 alunos da unidade de Taguatinga, 19 do Gama e mais 11 do Centro de Tecnologia da Informação. Os mais de 60 estudantes competirão em 24 ocupações distintas, como Jardinagem e Paisagismo; Confecção de Roupas; Design de Moda; Elétrica Predial e Industrial; Eletrônica; Aplicação de Revestimento em Cerâmica; Web Design; Segurança no Trabalho; Tecnologia da Informação; Redes; Panificação; Mecânica Diesel e de Autos; Alvenaria; Tornearia; entre outros.
Para chegar à etapa estadual, os estudantes já passaram por seletivas. Em março, eles fizeram suas inscrições no torneio, nas áreas em que mais se identificavam. Após isso, foram feitos simulados que selecionaram os mais aptos a representar o DF na competição. A partir daí, de maio em diante, os alunos vêm treinando de seis a oito horas por dia, nas dependências do Senai-DF, para e etapa estadual (DF) que acontece até o próximo dia 21/10. Durante os quatro dias de competição, os alunos executarão tarefas que simulam o dia a dia do trabalho.
Luiz Henrique Freitas (18), competidor em Desenho Mecânico em CAD 3D, fala da grande oportunidade da sua vida. “Sempre gostei de desenhar. Descobri, no curso técnico de Eletrotécnica no Senai, o dom que tenho para trabalhar com desenho mecânico. Quando apareceu a oportunidade da Olimpíada do Conhecimento, não pensei duas vezes. A competição me fará um excelente projetista mecânico, tenho certeza disso”, disse, na ocasião.
Esta é a primeira vez que o DF capacita alunos para a Olimpíada do Conhecimento na modalidade de Desenho Mecânico em CAD 3D. “É um desafio meu, um desafio para os alunos, um desafio para o Senai Gama. É bastante válido ter mais essa modalidade participando da Olimpíada do Conhecimento”, explicou o instrutor da ocupação, Luiz Loiola. “Os alunos estão comprometidos e cientes das suas realidades. Trabalhamos o viés do aluno e o viés da pessoa. Portanto, eles estão equilibrados. As nossas chances são enormes”, antecipou o instrutor.
Permanecem após a etapa estadual (DF) da Olimpíada do Conhecimento até dois alunos por modalidade. Os estudantes continuam o treinamento ininterrupto e, próximo à etapa nacional, haverá outro simulado que definirá o competidor que irá a São Paulo, em novembro de 2012, disputar com outros estudantes de cursos profissionalizantes do mundo inteiro. Neste meio tempo, os competidores recebem bolsa-auxílio, acompanhamento psicológico, nutricional, e, claro, toda tecnologia de ponta necessária para formar futuros campeões.
Retrospectiva
A última etapa estadual (DF) da Olimpíada do Conhecimento, realizada em agosto de 2009, reuniu 57 competidores, de 22 ocupações. Destes, 21 seguiram para a etapa nacional, promovida no Rio de Janeiro, em 2010. De lá, os competidores brasilienses trouxeram três ouros, duas pratas e quatro bronzes. Por fim, apenas dois alunos, Willian Grassioti (20) e Jecivaldo Oliveira (22) seguiram para a etapa internacional, realizada neste mês de outubro, em Londres. Os jovens, representantes nas modalidades de Mecânica de Refrigeração e Aplicação de Revestimento em Cerâmica, trouxeram, na bagagem de volta para o Brasil , medalha de ouro e diploma de excelência, respectivamente.
Suzana Leite
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF)
Foto: Cristiano Costa/Unicom Fibra