Competição que dá oportunidade a todos

Disputa realizada no DF seleciona 53 alunos para continuar treinamento para a fase nacional

CRI_1765A maior cidade do País, São Paulo, agora é a meta de 53 alunos classificados na etapa estadual (DF) da Olimpíada do Conhecimento - ocorrida de 17 a 21/10, nas três unidades do Senai-DF. Isso porque a capital paulista receberá, em novembro de 2012, a fase nacional da maior competição de educação profissional das Américas. Após as provas realizadas na semana passada, permaneceram dois competidores por ocupação. Assim, para conseguir a vaga no torneio, os estudantes terão que treinar ininterruptamente e, mais próximo ao nacional, haverá um simulado que definirá aqueles que representarão o DF em SP.

Segundo a coordenadora da Olimpíada do Conhecimento no DF, Eliséia Tavares, ficaram dois melhores por ocupação – o DF concorre em 24 modalidades. “Agora, não depende apenas do Senai, depende da dedicação de cada aluno para conquistar a vaga no nacional e, além disso, tentar ser o melhor do País”, explica.

Um diferencial da Olimpíada do Conhecimento é a oportunidade que a competição dá para todos os alunos do Senai. “O jovem não precisa, necessariamente, fazer um curso de automobilística para concorrer em Mecânica de Automóveis. Basta que o aluno tenha vontade e interesse pela área. Nós damos esta abertura e o capacitamos para participar no torneio”, diz Eliséia.

A afirmação de Eliséia pode ser comprovada ao perguntar a origem dos cursos dos alunos. Este é o caso da dupla que concorre em Jardinagem e Paisagismo, Débora Brandão (17) e Janaína Silva (19), que faziam os cursos Técnico em Administração e Instalador Hidráulico, em Taguatinga, respectivamente. “Me inscrevi na competição porque vi a oportunidade de aprender outro ofício. Gostei tanto, me identifiquei tanto com Jardinagem e Paisagismo, que pretendo, agora, fazer engenharia civil ou arquitetura em função do que aprendi aqui”, revela a aluna.

Ranon Borges (17), concorrente em Desenho Mecânico em CAD 3D é outro caso. O rapaz fez o curso de Assistente de Vendas no Senai Gama e não pensou duas vezes antes de se inscrever no torneio. “Havia várias modalidades, mas achei Mecânico em CAD uma modalidade inovadora. Poucas pessoas sabiam do que se tratava. Eu pesquisei sobre o assunto, gostei e fiz minha inscrição. É um novo mundo que se abre pra mim”, comenta o aluno.

CRI_2594A jovem Rita de Cássia (18) também foi ousada. Aluna do curso Técnico em Administração, do Centro de Tecnologia da Informação do Senai-DF, Rita escolheu a difícil ocupação de Redes de Computadores para participar da Olimpíada do Conhecimento. “Foi por causa da competição que eu descobri o dom na érea de TI e, inclusive, aquilo que quero ser no futuro. Vi na competição uma grande oportunidade em adquirir novos conhecimentos e obter significativo avanço profissional”, reitera.

A partir de agora, o Senai será a segunda casa dos 53 jovens competidores. Eles passarão cerca de 8 horas diárias nas unidades do Senai buscando aperfeiçoar os conhecimentos em suas ocupações. Terão instrutores que os auxiliarão e muito conteúdo teórico e, claro, muita aula prática para torná-los os melhores do Brasil.

Retrospectiva

Em 2009, a etapa estadual (DF) da Olimpíada do Conhecimento reuniu 57 competidores, de 22 ocupações. Destes, 21 seguiram para a etapa nacional, promovida no Rio de Janeiro, em 2010. De lá, os competidores brasilienses trouxeram três ouros, duas pratas e quatro bronzes. Por fim, apenas dois alunos, Willian Grassioti (20) e Jecivaldo Oliveira (22) seguiram para a etapa internacional, realizada neste mês de outubro, em Londres. Os jovens, representantes nas modalidades de Mecânica de Refrigeração e Aplicação de Revestimento em Cerâmica, trouxeram, na bagagem de volta para o Brasil, medalha de ouro e diploma de excelência, respectivamente.

 

Suzana Leite
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF)
Foto: Cristiano Costa/Unicom Fibra

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST