Abrindo as portas para a população
- Detalhes
- Criado: Sexta, 21 Outubro 2011 01:00
Em paralelo à etapa estadual (DF) da Olimpíada do Conhecimento, foi realizado o Senai Casa Aberta. De 17 a 21/10, a população brasiliense pode visitar as três unidades do Senai e conhecer, além da estrutura física, as novidades tecnológicas e as áreas de formação que movimentam a indústria local. Para tanto, o Senai-DF ofereceu vasta programação para o visitante, de forma totalmente gratuita, incluindo palestras, oficinas, minicursos, demonstrações, entre outros. O Senai Casa Aberta proporcionou, ainda, orientação profissional aos visitantes e um ambiente ideal para o contato com o conhecimento. Ao todo, foram realizadas aproximadamente 3,3 mil capacitações nas três unidades.
No Senai Gama, houve palestras sobre Educação financeira; Os processos de soldagem; Palestra Sou profissional, Sou técnico; miniaula sobre Redes de Computadores; Oficina sobre as competências do trabalhador moderno; Cyber espaço com jogos e internet; Demonstração na área de Eletrônica;etc. Na unidade de Taguatinga, a programação contou com Oficina de Pizzaiolo; Palestras sistema de Carga e Partida de Automóvel; Sistema de Freios; Soluções Eletrônicas inteligentes; Reciclagem de Resíduos Administrativos; Exposição de Transmissão de Mecânica em Corte; Demonstração de Equipamentos de Monitoração Ambiental; Drywaal; e muito mais. Já o Centro de Tecnologia da Informação do Senai-DF, localizado no SIG, os assuntos abordados contemplaram a área de TI, como Certificações, Oportunidades de negócios com Windows Phone.
Para a orientadora educacional do Centro de Tecnologia da Informação, Kamila Alves, o Senai casa Aberta superou todas as expectativas da unidade. “Tivemos uma procura muito grande pela nossa programação. Nossas oficinas ficaram lotadas e tivemos que,por diversas vezes, adicionar cadeiras às salas, porque já havia superado o número de participantes”, explicou Kamila.
O universitário Diego Albuquerque (25) confirma a afirmação de Kamila. Em apenas dois dias, o rapaz que estuda Ciências da Computação, já havia participado de 5 oficinas do Casa Aberta. “Agora, estou fazendo a oficina Inovando com a Interatividade do Kinect. Mas já participei de outras quatro: Desenvolvimento de Jogos em Microsoft XNA; Oportunidade de Negócios com Sharepoint; Conhecendo a Plataforma Windows Azure; e Oportunidades de Negócios com Windows Phone”, disse. E reitera: “É uma ótima oportunidade que tive de conhecer as expertises do Senai. Sou aluno da área e pude conhecer novas oportunidades em TI”, disse, finalizando que buscará o Senai para fazer cursos preparatórios para certificações.
Suzana Leite
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do Distrito Federal
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF)
Fotos: Cristiano Costa/ Unicom Fibra