Professores do Senai-DF recebem formação pedagógica

classO Senai-DF, em parceria com a Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), promoveu, no último dia 2 de dezembro, no auditório do edifício - sede da Fibra, a formatura de 23 professores do curso Programa Especial de Formação Pedagógica para Formadores de Educação Profissional. O curso foi direcionado para os professores do Senai portadores de diploma de nível superior (bacharelado ou licenciatura) e teve como objetivo capacitá-los para o exercício do magistério e aprimorar suas competências como docentes do Ensino Profissional do Senai.

A solenidade da formatura foi transmitida por videoconferência e contou com a participação dos 23 formandos, sendo 15 professores do Distrito Federal, cinco do Pará, um do Goiás, um Tocantins e um do Amapá. A qualificação pedagógica é uma iniciativa do Senai Nacional. Em cinco anos de parceria, já foram formados mais de 1.752 professores da instituição em todo o País.

classtA interlocutora do Programa da Unisul no DF, Zuleica Macedo, falou sobre a importância da realização do curso para a formação dos professores do Senai. “O Programa Especial de Formação Pedagógica para Formadores de Educação Profissional é importante por ser uma complementação na formação profissional do docente do Senai. A capacitação proporciona uma formação pedagógica para que os professores possam melhorar a qualidade da gestão, programação e avaliação dos processo de aprendizagem do aluno”, explica.

A orientadora pedagógica do Senai de Taguatinga, Mila Michele, que também participou do curso de formação pedagógica, explica como é aplicado a metodologia proposta  durante o curso de qualificação. “Recebemos um conjunto de orientações de como avaliar e ensinar melhor nossos alunos. Fomos aperfeiçoados para disseminar conhecimento, testar suas habilidades e as competências. Isso sempre foi a finalidade do Senai, o que mostra a preocupação da instituição com a formação de seus alunos”, afirma.

O professor de refrigeração do Senai do Pará, Ivaldo Sousa, conta como foi participar da capacitação. “Eu sempre acreditei na educação a distância. O curso virtual é mais difícil devido o prazo da internet, exige muito esforço, mas é compensador, principalmente por estarmos nos capacitando para educar bem e preparar melhor nossos alunos de educação profissional”, conclui.

Sobre o curso: A capacitação teve a duração de 12 meses e os professores que participaram da formação virtual, receberam o certificado de “Curso de Licenciatura plena no Programa Especial de Formação Pedagógica para Formadores de Educação Profissional”, com validade em todo o Brasil. A UnisulVirtual é uma instituição de ensino que está credenciada pelo Ministério da Educação para oferecer cursos superiores a distância.

 

Gleice Oliveira
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF (Fibra)
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF)
Foto: Cristiano Costa/Unicom Fibra

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST