DF define competidores que irão à Olimpíada
- Detalhes
- Criado: Sexta, 10 Fevereiro 2012 01:00
Durante toda a semana que antecipa o feriado mais esperado do País, 40 alunos do Senai-DF passarão por mais uma etapa da Olimpíada do Conhecimento 2012, maior torneio de educação profissional da América Latina. Neste período, de 13 a 17/2, os competidores não estarão preocupados em pegar seus abadás, nem mesmo qual fantasia usarão no Carnaval ou ao menos se a passagem está comprada para aproveitar a folia nos grandes centros do País. Mas eles estarão focados na grande oportunidade de suas vidas de permanecerem na competição para representar Brasília na fase nacional da competição, que será realizada em novembro próximo, na cidade de São Paulo.
Esta etapa do DF selecionará apenas o melhor de cada ocupação. Os meninos passarão por provas que simulam o dia a dia do trabalho e têm que alcançar índices de aproveitamento que beiram os 85%. E para chegar a este certame, os jovens vêm treinando diariamente, desde o ano passado, nas dependências do Senai-DF. Isso porque a Olimpíada exige que os alunos sigam padrões internacionais de qualidade nas tarefas que executam.
Segundo a coordenadora da Olimpíada do Conhecimento no DF, Eliséia Tavares, “o simulado é rigoroso e só permanecerão aqueles que, de fato, aproveitaram esta oportunidade e se prepararam no período em que foram treinados nas escolas e, ainda, em casa”. E Eliséia não está blefando. Mais do que uma vaga para o nacional, a preparação de excelência destes alunos podem carimbar o passaporte deles para a Alemanha, país que sediará o WorldSkills 2013, dando aos competidores visibilidade internacional em suas profissões.
As provas estão marcadas para iniciar as 8h e seguem às 18h, de segunda a sexta-feira, nas unidades do Senai Taguatinga e do Senai Gama. “Os alunos têm tempo cronometrado para executar as tarefas. As provas são divididas em módulos. E cada módulo tem seu prazo”, explica Eliséia.
Neste ano, os 40 alunos competirão em 23 ocupações. São elas: Soldagem; STI; CAD; TI - Soluções de Software; Aplicação de Revestimento Cerâmico; Instalação Hidráulica e a Gás; Eletrônica Industrial; Web Design; Eletricidade Predial; Eletricidade Industrial; Construção em Alvenaria; Marcenaria; Confecção de Roupas; Tecnologia da Moda; Mecânica de Automóveis; Jardinagem e Paisagismo; Mecânica de Refrigeração; Instalação e Manutenção de Redes; Design Gráfico; Segurança do Trabalho; Panificação; Mecânica de Manutenção; Tornearia.
Retrospectiva
Em 2009, a etapa estadual (DF) da Olimpíada do Conhecimento reuniu 57 competidores, de 22 ocupações. Destes, 21 seguiram para a etapa nacional, promovida no Rio de Janeiro, em 2010. De lá, os competidores brasilienses trouxeram três ouros, duas pratas e quatro bronzes. Por fim, apenas dois alunos, Willian Grassioti (20) e Jecivaldo Oliveira (22) seguiram para a etapa internacional, realizada neste mês de outubro, em Londres. Os jovens, representantes nas modalidades de Mecânica de Refrigeração e Aplicação de Revestimento em Cerâmica, trouxeram, na bagagem de volta para o Brasil, medalha de ouro e diploma de excelência, respectivamente.
Suzana LeiteAssessoria de Imprensa
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF)
Foto: Cristiano Costa/Unicom