Soldados da FAB são qualificados mediante o Pronatec

Formatura foi realizada ontem (16/7), no pátio do Batalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial (Binfae), no VI Comando Aéreo Brasileiro. 114 soldados receberam diplomas dispensados pelo Senai-DF

Criado em outubro do ano passado, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem por finalidade expandir e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica a brasileiros de diversos perfis. Neste contexto, o Senai-DF – um dos executores do Pronatec a nível nacional – formou hoje (16/7) mais de 100 soldados da Força Aérea Brasileira, em cursos desenvolvidos por meio do Programa, nas unidades do Senai Gama e Senai Taguatinga. O objetivo é oferecer qualificação profissional aos militares, a fim de que realizem um serviço ainda mais especializado em seus locais de trabalho na FAB, além de permitir que, após o término do tempo de Serviço Militar, enfrentem o mercado de trabalho em melhores condições.

A parceria entre o Senai e as Forças Armadas do Brasil já está consolidada, por meio do Projeto Soldado Cidadão. A partir de agora, no entanto, este projeto será executado mediante o Pronatec, com o mesmo objetivo de qualificar profissional e socialmente os jovens brasileiros incorporados às fileiras das Forças Armadas. “Sem formação profissional não há desenvolvimento no País. Com a formatura destas novas turmas, o Senai prepara mais jovens para a indústria, viando o desenvolvimento econômico e social do DF”, disse a coordenadora do Pronatec no Senai-DF, Zueica Ferreira.

Como manda a disciplina militar, a formatura foi realizada no pátio do Batalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial (Binfae), no VI Comando Aéreo Brasileiro, com todos os soldados perfilados. Na oportunidade, os formandos receberam seus certificados dos cursos de Almoxarife de Obras (160h), Pedreiro de Alvenaria (200h), Marceneiro (200h), Eletricista Instalador Predial e Residencial (300h) e Padeiro (160h).

Em discurso, o Major Brigadeiro do Ar, Antônio Carlos Bermudes, ressaltou que “este Projeto é um importante meio que oferecerá mais ‘bagagem profissional’ aos militares que atuarão na FAB ou fora dela, como verdadeiros profissionais capacitados”. E concluiu: “Conseguimos, com o Senai, especializá-los em importantes e diversas áreas”.

Visivelmente emocionado, o soldado Marques relatou que, a partir de agora, após terminar o curso de Pedreiro de Alvenaria, poderá, ele mesmo, finalizar a construção de sua casa. “Para mim este curso foi muito proveitoso. Eu mesmo vou ter o privilégio de terminar a minha casa. Já tenho novos planos: mês que vem eu vou me inscrever no curso de Desenho Técnico, no Senai Gama, e me aperfeiçoar em minha nova profissão e enfrentar o mercado de trabalho”.

Na opinião do Soldado Adenilson, o curso de Padeiro lhe dará oportunidade de atuação dentro do IV Comar e fora dele. “Sempre tive vontade de fazer um curso destes. Agora, vou atrás de mais especialização. Quero fazer o curso de Confeiteiro e, após sair da FAB, buscar um trabalho na indústria da alimentação”, revelou.

Novas turmas

Neste segundo semestre, novas turmas serão iniciadas com o público da FAB. Agora, os militares receberão qualificação nos cursos de Mecânico de Manutenção em Motocicletas (Senai Taguatinga) e Instalador de Sistemas de Segurança Eletrônica (Senai Gama).

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST