Senai-DF inicia novo ciclo do Soldado Cidadão
- Detalhes
- Criado: Quarta, 29 Agosto 2012 00:00
O Senai-DF iniciou ontem mais uma parceria com as Forças Armadas, por meio da gratuidade. Desta vez, os contemplados são os soldados da Gráfica do Exército, que receberão o curso de qualificação profissional Impressor Off Set, com a duração média de 2 meses. “A nossa passagem pelo exército não será pra sempre, por isso, precisamos de uma profissão para, quando sairmos daqui, poder competir de igual para igual no mercado de trabalho”, disse, na oportunidade o soldado Falcão.
A aula inaugural, ocorrida nesta terça-feira (28/8) pela manhã, fez parte das comemorações do 63º aniversário do Estabelecimento General Gustavo Cordeiro de Farias - Gráfica do Exército, neste dia 30/8. “Esperávamos por esta parceria com o Senai há algum tempo. Para nós, iniciar este curso, justamente na semana que marca o aniversário da Gráfica do Exército, é uma alegria imensa. Isso porque sabemos que os nossos soldados serão capacitados por uma instituição que é referência de ensino não só no Brasil como em todo mundo”, ressaltou, na ocasião, o tenente-coronel de Artilharia Valdir Campoi Junior.
Durante a aula inaugural, os alunos puderam conhecer um pouco mais acerca da atuação do Senai-DF. Eles assistiram um vídeo sobre a Olimpíada do Conhecimento, maior competição de educação profissional das Américas, realizada desde 2001 pelo Senai Nacional, e que comprova a excelência do trabalho desempenhado pela instituição em todo o País.
Além disso, o professor Fábio Blazute explicou a ementa do curso. “Teremos aulas teóricas, mas aprenderemos na prática. As aulas serão ministradas dentro da própria gráfica do exército, o que será excelente para vocês, porque manusearão suas próprias ferramentas de trabalho”, finalizou.
Segundo Ana Luzia Duarte, técnica do Senai-DF que acompanha a parceira, a proposta é que o curso Impressor Off Set seja, apenas, o ponta pé inicial de vários cursos que serão ofertados. “Já estamos estudando aplicar outros cursos como Acabamento Gráfico, Designer Gráfico, entre outros, todos com carga horária a partir de 160h”, finaliza.
Protocolo de Compromisso
A parceria entre o Senai e o Exército Brasileiro é possível a partir do Protocolo de Compromisso firmado entre a CNI e o Ministério da Educação, ainda em 2008, que prevê destinar, anualmente, 2/3 da receita líquida da contribuição compulsória geral do Senai para vagas gratuitas em cursos e programas de formação inicial e continuada e de formação técnica de nível médio.