Mais de 3 mil pessoas passam pelo Mundo Senai

Visitantes receberam orientação quanto ao futuro profissional por meio de qualificações gratuitas e puderam observar, em loco, as áreas de atuação do Senai, assim como a infraestrutura oferecida pela entidade

Neilton Soares (22), morador do Areal, nunca havia tocado os pés em uma unidade do Senai. Por meio da divulgação “boca a boca” ele descobriu que haveria um evento chamado “Mundo Senai”, no qual seriam oferecidos diversos cursos gratuitos. O rapaz ,que está desempregado no momento, não pensou duas vezes. Procurou o Senai Taguatinga, descobriu uma capacitação de seu interesse e, sem gastar nenhum centavo, fez o curso Revitalização de Polimento em Pintura Automotiva (20h). Neste sábado (29/9), Neilton saiu, pela primeira e não última vez, com um certificado em suas mãos e uma profissão para enfrentar o mercado de trabalho. O Mundo Senai atraiu, de 27 a 29/9, às escolas do Gama e de Taguatinga cerca de 3 mil pessoas, oferecendo 1,2 mil capacitações gratuitas.

“Sei que o mercado está bem aquecido na área automotiva. Tenho certeza que, com essa capacitação, eu posso conseguir um emprego ou, quem sabe, montar meu próprio negócio”, contou, animado, Neilton. Ele antecipou que, conhecendo o Senai mais de perto, partirá, em breve, para o curso Mecânica de Autos.

O jovem Neilton não está errado quando diz que o mercado está aquecido. O instrutor do curso, Valmir Souza, explica que, pela escassez de mão de obra qualificada no setor, cerca de 90% dos alunos dos cursos aplicados por ele saiam empregados. “Quem trabalha com lanternagem, os funileiros, não ficam sem trabalho. As grandes empresas ficam de olho nos cursos que o Senai aplica e, ao fim das aulas, solicitam os nomes dos estudantes. Praticamente todos saem com a carteira assinada daqui”, disse o professor.

Valmir explica que um serviço de lanternagem, que demora cerca de 4 horas para ser executado, pode custar em torno de R$ 700.  “Se eles não forem direto para uma empresa, já saem daqui qualificados para ganhar seu próprio dinheiro”, falou.

Em busca de qualificação profissional

alt

Durante os três dias de evento, o Senai abriu as portas de suas unidades para que todos os interessados pudessem descobrir novas oportunidades de capacitação, com larga programação gratuita de cursos, palestras, oficinas, demonstrações e exposições. 

A estudante Pâmela Priscila (21) participou da palestra Postura Profissional no Senai Gama. Com a oportunidade, Pâmela disse que poderá se “dar bem” em uma entrevista. “Aprendi como montar um currículo de forma correta e, ainda, como me portar em uma entrevista de trabalho. Tenho certeza que isto vai fazer diferença quando surgir uma vaga com o meu perfil”, disse.

Chalton Caled (16), morador de Santa Maria, aproveitou para fazer o curso Fórmulas Básicas e Formatação Condicional utilizando o MS Excel, também no Senai Gama. “O Excel é uma ferramenta muito demandada nas empresas. Acredito que esse aprendizado me ajudará a conquistar uma vaga no mercado de trabalho”, comentou o jovem.

Exemplos a serem seguidos

A juventude fez a diferença nesta 4ª edição do Mundo Senai. Taianara Santos (15), fez parte do grupo de alunos do Colégio Educandário de Fátima, que visitou o Senai Taguatinga durante o evento. Os olhos da menina brilhavam cada vez que via um aluno da Olimpíada do Conhecimento executando tarefas do dia a dia do trabalho, durante simulado que antecipa a etapa nacional, que ocorre em novembro próximo, em São Paulo.

“Meu sonho é ser Engenheira Civil. Mas esta área necessita de conhecimento prático, antes do teórico. O Senai será a melhor escolha para iniciar minha carreira profissional”, antecipou. Questionada sobre a Olimpíada do Conhecimento, ela foi enfática: “Um sonho”, finalizou.

A Olimpíada do Conhecimento - considerada a maior competição de educação profissional das Américas - reunirá 638 estudantes, de 12 a 18 de novembro, no pavilhão do Anhembi. Os jovens passarão por provas que simulam desafios do trabalho nas empresas. Além de disputar o pódio entre os melhores de cada ocupação profissional, os competidores poderão conquistar vagas para o torneio mundial de 2013, o WorldSkills, que será realizado em Leipzig, na Alemanha.

Nesta edição, o Senai-DF será representado por 19 alunos, que defenderão a Capital Federal em 18 modalidades diferentes. Brasília terá competidores em ocupações como: Jardinagem e Paisagismo; Confecção de Roupa; Tecnologia da Moda; Instalação Elétrica Predial; Web Design; Design Gráfico; Panificação; TI; Mecânico de Automóveis; Aplicação de Revestimento Cerâmico; Marceneiro; Mecânica de Refrigeração, entre outros.

Suzana Leite
Assessoria de Imprensa
Sistema Federação das Indústrias do DF
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF)
Unidade de Comunicação e Marketing (Unicom)
Fotos: Nilson Carvalho

 

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST