Fibra e governo do DF iniciam agenda positiva para educação
- Detalhes
- Criado: Terça, 17 Março 2015 13:42
À convite do presidente da Federação das Indústrias do DF, Jamal Jorge Bittar, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, teve, nesta sexta-feira (13/3), agenda - in loco - para tratar assuntos referentes à educação e formação profissional. A programação contou com visita logo cedo, pouco mais das 9h da manhã, na Escola Parque Anísio Teixeira, antigo Sesi Ceilândia; com visita ao Senai Taguatinga, às 11h, seguida de almoço na própria unidade; e foi finalizada, às 14h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, local de abertura do Torneio Nacional de Robótica – promovido até o próximo domingo (15/3), que conta com a correalização do Sistema Fibra.
Durante as visitas, o governador mostrou-se bastante animado quanto às inúmeras possibilidades de parcerias que podem surgir com as expertises do Sistema Fibra, especialmente, dos braços Sesi e Senai-DF. “Após essas vistas, conversarei com o presidente da Fibra, Jamal, e com o secretário de Educação, [Júlio Gregório], para identificar as possibilidades de parceria”, disse o governador.
Rollemberg lembrou, na ocasião, que passou a infância em ‘escolas parque’ e sabe o quanto este ‘espaço pode ser importante para a população da região’. “Penso que precisamos revitalizar este espaço para que a escola possa atender um maior número de alunos e cumprir seu papel fundamental, que é a educação. Falo de escola em tempo integral, em um ambiente agradável e extremamente produtivo para as crianças da Ceilândia”, ressaltou o governador, em entrevista aos jornalistas que acompanharam a visita.
Atualmente, a Escola Parque atende 1,3 mil alunos provenientes de escolas públicas da Ceilândia, que cursam entre o 6º e o 9º anos, em atividades extracurriculares no contraturno escolar, como educação física, artes cênicas, dança, música, etc. Na ocasião, o governador e toda a comitiva, que contou com a presença de diversos secretários, visitaram as instalações do local e verificaram sérios problemas de infraestrutura, tais como vazamentos, problemas elétricos, falta de pintura, além de quadras e piscinas desativadas.
“Estive com o governador no último sábado e propus estas visitas como parte de uma agenda positiva que pode surgir com parcerias entre o governo e o Sistema Fibra. O Sesi e o Senai têm muito o que oferecer ao governo e à população quando o assunto é educação, desde a básica até à formação técnica”, explicou o presidente Jamal Bittar.
Senai Taguatinga
O governador conheceu, ainda, o Senai Taguatinga. Durante a visita, Rollemberg passeou por toda a unidade, tendo a oportunidade percorrer pelas diversas áreas de conhecimento que compõem o Senai, como Construção Civil, Automotiva, Alimentos, Tecnologia da Informação, entre outros.
“Essa visita ao Senai mostra como podemos fortalecer o ensino técnico, de altíssima qualidade, em Brasília. Porque certamente as pessoas que saem daqui têm possibilidade muito maior de conseguir um emprego bem qualificado e bem remunerado”, ressaltou o governador.
Somente em 2015, o Senai Taguatinga prevê matricular mais de 20 mil alunos, formando em cursos técnicos, de qualificação profissional e, ainda, em aperfeiçoamento diversos.