WorldSkills 2015: Brasil dá boas-vindas às delegações com espetáculo de tirar o fôlego
- Detalhes
- Criado: Sábado, 15 Agosto 2015 11:34
Na noite da última terça-feira, dia 11 de agosto, todas as delegações participantes da 43ª WorldSkills foram ao Ginásio do Ibirapuera para a cerimônia oficial de abertura do mundial 2015. Cerca de 8 mil pessoas prestigiaram o evento que começou com a apresentação das equipes dos 59 países representados na competição.
A solenidade contou com a presença do presidente da WorldSkills, Simon Bartley, do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, e do diretor geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Rafael Lucchesi. Os ministros da Educação, Renato Janine Ribeiro e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto também participaram do evento e deram as boas-vindas ao público.
Ao entrar no ginásio, no Desfile das Nações, os 1.192 competidores cumprimentaram o público com acenos, gritos de guerra e performances ensaiadas, enquanto agitavam incessantemente suas bandeiras. A equipe anfitriã entrou por último. Envoltos em bandeiras do Brasil, os representantes saudaram o público com reverências, entoaram um grito de guerra e finalizaram sua passagem cantando “Eu sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor”.
Após a apresentação das delegações, os representantes dos organizadores do evento abrilhantaram ainda mais a cerimônia com discursos de otimismo e de incentivo à educação profissional em todo o mundo. O presidente da CNI, Robson Andrade, agradeceu a oportunidade de promover um evento como a WorldSkills em São Paulo e destacou que “a realização da competição representa uma grande oportunidade para mostrar o Brasil para o mundo”. Aos competidores, o presidente da WorldSkills, Simon Bartley, aconselhou: “Façam amizades, compartilhem conhecimentos, aprendam muito ao longo desses quatro dias.”.
O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, aproveitou a oportunidade para reforçar que “a educação profissional é para o Brasil, de hoje e do futuro, uma das políticas centrais para impulsionar a indústria brasileira”. Ele finalizou seu discurso com uma mensagem aos competidores que fazem parte do seleto grupo de melhores do mundo em suas ocupações: “Sintam orgulho de si mesmos”. Na sequência, o ministro Armando Monteiro Neto chancelou: “O futuro do país está na educação profissional”. Após este momento, o diretor geral do SENAI, Rafael Lucchesi, fez as honras: “Declaro aberta a 43ª edição da WorldSkills Competition, a maior competição de educação profissional do mundo. Sejam todos bem-vindos!”.
ASCOM
Assessoria de Comunicação SESI/SENAI
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefones: 3362-6008 / 3362-6178