Estudantes da Estrutural participam de oficinas de robótica e computação
- Detalhes
- Criado: Terça, 17 Mai 2016 18:23
Na manhã do último sábado, 14/5, alunos do Centro de Ensino Fundamental 1, da Cidade Estrutural, puderam participar de oficinas de robótica e de cursos rápidos de computação, pela Carreta Digital, promovidos pelo Serviço Social da Indústria (Sesi-DF) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF). Os serviços foram oferecidos em parceria com o Governo de Brasília no programa chamado Escola Compartilhada. O objetivo é abrir a unidade de ensino aos sábados e oferecer diversos serviços públicos à comunidade local.
Na Carreta Digital, os alunos puderam ter contato com o projeto “Primeiro Clique” do Sesi, que visa iniciar e reforçar os princípios básicos da computação. As turmas realizaram cursos rápidos em modo off-line. Em toda a manhã, foram atendidos em torno de 60 alunos, divididos em quatro turmas.
Segundo levantamento realizado pelo IBGE, em 2015, mesmo com o avanço tecnológico, metade da população brasileira ainda não teve acesso à internet. A pesquisa mostra, ainda, que esse acesso está diretamente ligado à renda familiar per capita. Com isso, a coordenadora de Educação à Distância do Sesi Gama, Cintia Guimaraes, esclarece que o papel da Carreta Digital em ações sociais como a Escola Compartilhada é ajudar a diminuir o número de “analfabetos digitais” em Brasília.
Além da Carreta Digital, a comunidade teve acesso à uma oficina de robótica, promovida pelos alunos do Sesi que compõem as equipes Lego Field e a Lego Olympus da unidade do Gama.
Cerca de 40 alunos, divididos em duas turmas, puderam participar da montagem do Robô da Sorte. O processo vai desde o projeto até a montagem final do robô, tudo orientado pelos alunos do Sesi.
A educadora Tecnológica do Sesi Gama, Maya Caetano, explica que o objetivo é despertar a curiosidade dos alunos nas etapas de construção do robô, trabalhando a concentração, simetria, coordenação motora e trabalho em equipe.
A oficina contou com a visita do secretário de Educação do Distrito Federal, Júlio Gregório, que aproveitou a oportunidade para reafirmar a parceria do Governo de Brasília com o Sesi-DF e Senai-DF. “A participação do Sistema Fibra em nossos eventos relacionados à educação é fundamental para o Governo”, diz.
Escola Compartilhada
Segundo informações da Agência Brasília, cerca de três mil pessoas participaram das atividades do Programa Escola Compartilhada. O evento é organizado pela Secretaria de Educação e envolve 17 outros órgãos do governo e parceiros de Brasília, incluindo o Sesi-DF e Senai-DF.
De acordo com a Secretaria de Educação, a iniciativa começou pela Estrutural por se tratar de uma das regiões administrativas mais carentes do Distrito Federal, mas será estendida a outras escolas de Brasília.