Alunos do Senai-DF se qualificam para chegada do sinal digital

TV Digital meiomateria DSC6899

Foi dada a largada para a nova geração da televisão no Distrito Federal. A partir do dia 26 de outubro, o sinal da TV analógica será desligado no DF e Entorno e dará lugar ao sinal digital. Para ajudar na implementação do novo sistema nas ruas de Brasília e cidades vizinhas, uma parceria do Serviço Nacional da Indústria do Distrito Federal (Senai-DF) e da Rede Globo está treinando mais de mil estudantes do Senai sobre como fazer a instalação dos conversores.

No dia 18/5, no Senai Taguatinga, foi realizada a aula inaugural do projeto que contou com a presença de alguns alunos que serão qualificados, além de representantes do Senai-DF, da Rede Globo, da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), da Entidade Administrativa da Digitalização (EAD), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do governador de Brasília Rodrigo Rollemberg.

O primeiro vice-presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Elson Póvoa, representou o presidente Jamal Jorge Bittar no evento, e destacou a importância do projeto Patrulha Digital para a população. "Nós estamos em um mundo que tudo muda em um segundo. Para ajudar nessa mudança, nós vamos capacitar mais de mil profissionais para atuar no DF”, destacou Póvoa.

A digitalização da televisão vai trazer inúmeras vantagens para a população, além do melhor sinal nas telinhas. Segundo o presidente da EAD, Antônio Carlos Martelleto, a mudança também vai trazer uma grande melhoria no serviço de internet 4G, além de uma variedade de oportunidades profissionais. “A gente vai distribuir no DF e entorno 370 mil kits de conversores. A população vai precisar de ajuda para instalar, por isso, os alunos capacitados no Senai vão ter um vasto mercado de trabalho pela frente”, explicou Martelleto.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, se mostrou empolgado com a transformação na maneira de assistir televisão que será implantada no DF. “Quando eu tinha mais ou menos 13 anos de idade, a TV deixou de ser preto e branco e passou para colorida. Vocês não imaginam o que isso significou na vida das pessoas na época. Hoje, estamos diante de um grande desafio: não deixar ninguém pra trás. O desafio de fazer com que Brasília seja a primeira capital brasileira a deixar o sinal analógico e aderir ao digital”, afirmou Rollemberg.

 Ciclo de palestras

TVDigital finalmateria DSC7586

As palestras exclusivas para alunos do Senai estão sendo ministradas pela equipe tecnológica da Rede Globo e do Senai-DF, abordando todas as fases da instalação do sinal digital. Estes alunos, que estão sendo capacitados, são estudantes do Senai Taguatinga, dos cursos de Telecomunicações, Eletrotécnica, Redes de Computadores, Eletricista e instalador predial, entre outros. Já nos dias 21 e 22 de maio, os alunos vão realizar a patrulha digital pelas ruas das cidades de Taguatinga e Ceilândia para instalação dos conversores nas casas de alguns brasilienses. A parte prática foi dedicada aos alunos de eletrotécnica e telecomunicações do Senai Taguatinga. O ciclo de estudos teóricos e práticos é uma oportunidade de conhecimento e mercado para muitos jovens do Distrito Federal.

Segundo Albano Esteves de Abreu, diretor regional do Senai-DF, a participação dos alunos nas palestras visa orientar a técnica e prática na substituição do sinal analógico para o digital. “Ele oportuniza também um ganho de renda para esses alunos que poderão trabalhar e prestar um serviço à comunidade que queira fazer a transformação do analógico para o digital. E o que é bom desse trabalho todo é o envolvimento dos alunos dos cursos técnicos que vão estar aí sendo inseridos em uma linha de mercado que é a parte da tecnologia da informação”, destaca o diretor. 

O estudante Danyel Kleber Pereira, 20 anos, faz curso de qualificação em Telecomunicações e fará parte da Patrulha Digital. Ele se mostrou animado com a oportunidade de colocar em prática o que já estudou no curso. “Sempre tive interesse em trabalhar nessa área. Assim que os kits forem distribuídos, pretendo já divulgar o meu trabalho para meus vizinhos”, disse.

O diretor regional do Senai-DF informou que o objetivo é que mais treinamentos como esse sejam realizados em várias regiões administrativas do Distrito Federal.

Senai Sustentável

A primeira cidade do Brasil a desligar o sinal analógico foi Rio Verde, GO, onde começou a parceria entre Rede Globo e Senai. Na ocasião, foram qualificados trinta alunos da instituição. A experiência na cidade goiana mostrou que ao desligar o sinal tecnológico a população descartou os televisores nas ruas, aumentando a proliferação de mosquitos Aedes Aegypti, ratos e doenças provenientes do lixo.
Para tentar mudar esse  cenário no Distrito Federal, os funcionários e alunos da unidade Senai Taguatinga poderão descartar esses aparelhos no local correto. Por meio do projeto Senai Sustentável, a instituição vai dar o correto descarte do material de cerca de três mil pessoas.

Para a comunidade em geral, o Senai Taguatinga vai orientar como descartar corretamente os televisores por meio da Central de Atendimento da unidade: (61) 3353-8715.

Conversores grátis

Os brasilienses beneficiários de programas sociais podem se inscrever para receber gratuitamente kits de conversores e antenas. No sábado e domingo, a população pode fazer o cadastro das 9h às 16h, no Senai Taguatinga. No domingo, o atendimento será de 9h às 12h.
Nessas datas, serão realizados apenas os cadastros para receber o kit. A instalação das antenas serão realizadas a partir do mês de junho. Quem não conseguir fazer o cadastro nesse final de semana pode realizar o agendamento pelo número 147.
No Distrito Federal, são 212 mil beneficiários cadastrados. Funcionários da Entidade Administradora da Digitalização (EAD) vão realizar as entregas, que começam no dia 2 de junho.

Oportunidade

Ao final da palestra, realizada hoje (19), pela manhã, a analista de Capital Humano da Rede Globo, Rachel Ribeiro anunciou para os alunos que no segundo semestre desse ano, a emissora fará processo seletivo com os estudantes do Senai-DF para oportunidades de trabalho. “As vagas serão destinadas aos alunos de Telecomunicações e Eletrotécnica, com o cargo de estagiário técnico. Sentimos muita dificuldade em encontrar profissionais qualificados para essa área em Brasília e chegamos à conclusão que podemos ter sucesso se buscarmos aqui no Senai”, explica Rachel.

 
 
 
Aline Reis
Assessoria de Imprensa
Serviço Nacional da Indústria do Distrito Federal (Senai-DF)
Telefone: (61) 3362.6127
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fotos: Cristiano Costa / Sistema Fibra

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST