Competidores da Seletiva WorldSkills têm dia de lazer

Competidores dia de lazer corpo materia

Para aliviar a carga física e, principalmente, emocional, aos quais estão submetidos os competidores do Distrito Federal, em virtude da seletiva WorldSkills, o Senai-DF preparou um dia de atividades lúdicas, afim de trazer momentos de descontração e relaxamento para os alunos. A coordenadora regional da Olimpíada do Conhecimento do Senai-DF, Eliséia Tavares, fala da importância do momento de lazer que antecede a prova dos competidores. “Aqui, eles conseguem relaxar um pouco e esquecer da cobrança. Não podemos só treinar o físico e o mental deles, é importante que o emocional também esteja equilibrado, para realizarem uma boa prova”, completou a coordenadora. Ao longo do dia, os competidores assistiram palestras, apresentação teatral, vídeos e participaram de atividades como gincana, polo aquático, vôlei e futebol.

Após muito tempo de preparação, treinamento, erros e acertos, os jovens participaram também da palestra motivacional com a ex-jogadora de vôlei da Seleção Brasileira e eleita a melhor do mundo, no Grand Prix de vôlei, em 1996, Leila Barros. Ela contou da dificuldade vivida no início da carreira, quando o pai desacreditou da capacidade e habilidade da atleta com a bola. Baseada em sua história, a ex-atleta e hoje secretária de Esporte, Turismo e Lazer deixou uma mensagem de apoio aos competidores do Senai-DF: “O que eu posso dizer para esses meninos é que não desacreditem dos seus sonhos. Ninguém pode dizer do que somos ou não capazes. Se a gente ama o que faz, certamente seremos bons nisso” ressaltou Leila.

Antônio Santos é competidor da unidade do Senai Gama na ocupação de Soldagem e irá realizar a prova na cidade do Rio de Janeiro (RJ). O competidor realizará as atividades em quatro módulos: corpo de prova, base de pressão, estrutura de alumínio e inox. Ele tem 18 horas para completar todas as atividades que serão propostas, com nível de excelência internacional exigido pela seletiva. “Estou em um treinamento pesado e tem a cobrança pelo resultado. Mas eu amo o que faço e estou me esforçando para trazer medalha de ouro para o Senai e competir na internacional”, ressaltou Antônio.

O técnico Ademir Cavalcante garante que Antônio está bem instruído para a competição. “Nós já estamos na parte final da preparação. Estamos intensificando o treinamento nas soldagens que precisam de mais atenção, devido sua complexidade nas atividades”, completa o técnico. Ele conta que Antônio é forte candidato a trazer medalha de ouro na competição.

Após este dia de tranquilidade, alguns dos competidores já se preparam para viajar para as cidades onde realizarão as provas. Os estudantes que participam das seletivas em agosto retomam a rotina de estudos e treinamentos em que realizam atividades de simulação das provas. As primeiras competições já têm início de 4 a 8 de julho, com as ocupações: Construção em Alvenaria, em Caxias do Sul (RS) e Tecnologia Automotiva e Pintura Automotiva, que acontecem em Ipiranga (SP). As demais ocupações terão provas em julho e no mês de agosto.

A competição

O Distrito Federal conta com 24 competidores, distribuídos em 22 ocupações, que correspondem às profissões técnicas da indústria e do setor de serviços, desde Eletricista Industrial a Jardinagem e Paisagismo.

Durante a seletiva, os competidores serão submetidos a uma prova, no qual deverão demonstrar habilidades para responder aos desafios das ocupações dentro de padrões internacionais de qualidade.

As Seletiva WorldSkills serão realizada nos meses de julho e agosto, em diversos estados. Cada Departamento Regional do Senai irá sediar, ao menos, uma ocupação. O Distrito Federal, por exemplo, foi o escolhido para realizar a provade Confeitaria. Ao todo, serão 43 provas, em 32 cidades, nos 26 estados e Distrito Federal.

As Seletivas WorldSkills irão selecionar aqueles que atingirem o índice de excelência para competirem na etapa internacional, representando o DF. A WorldSkills, realizada a cada dois anos, será promovida de 14 a 19 outubro de 2017, em Abu Dhabi, no Emirados Árabes. A expectativa é que a competição reúna mais de 1.200 competidores, de 72 países, disputando em 50 ocupações.

Novo formato

A WorldSkills 2017, em Abu Dhabi, terá um novo formato, diferente dos anos anteriores. Antigamente, a Olímpiada do Conhecimento era tida como a seletiva para a competição mundial. Hoje, chamada de Seletivas WorldSkills, é que seleciona os participantes para o torneio internacional.

A Olimpíada do Conhecimento foi remodelada. Trata-se de uma nova competição, em que os alunos realizam os Desafios do Conhecimento, mostrando as habilidades individuais e em grupos. O torneio passa a ser, a partir deste ano, uma competição mais próxima do público, por meio do desenvolvimento de produtos presentes no dia a dia das pessoas.

Gabriela Soares
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)
Telefone: (61) 3362.6127
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fotos: Cristiano Costa / Sistema Fibra

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST