DF têm excelência comprovada na 44ª WorldSkills

fabio serpa

O brasiliense Fábio Serpa, de 20 anos, conquistou o terceiro lugar na ocupação de Movelaria na 44ª WorldSkills. O torneio, o maior de educação profissional do mundo, reuniu em quatro dias mais de 1,2 mil jovens de 68 países em 52 ocupações técnicas. A disputa foi em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos.

O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (19), durante a cerimônia de encerramento. Os brasileiros ganharam 15 medalhas, sendo 7 de ouro, 5 de prata e 3 de bronze, além de 26 certificados de excelência. No quadro geral, o Brasil ficou em segundo lugar, atrás apenas da Rússia.

competidores do df worldskillsTodos os representantes do Distrito Federal conquistaram certificados de excelência. Além de Fábio, competiram Gilberto Ferreira, de 19 anos, em Aplicação em Revestimento Cerâmico; Wanderson Coimbra, de 20 anos, em Sistemas de DryWall e Estucagem; e Wisley Pereira, de 19 anos, em Mecânica de Refrigeração e Ar Condicionado.

Os certificados de excelência são distribuídos aos jovens que têm nota próxima da pontuação dos vendedores de cada modalidade. “Em Abu Dhabi, o Brasil demonstrou seu padrão de excelência em educação profissional. Estamos entre os melhores do mundo e isso é importante para criar oportunidades para os jovens e competitividade para as empresas”, destacou o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade.

Desde domingo (15), os competidores foram desafiados a realizar tarefas que reproduzem o dia a dia de 52 profissões técnicas. A próxima edição do torneio, que ocorre a cada dois anos, será disputada em Kazan, na Rússia.

Elite da educação profissional

O resultado na 44ª WorldSkills mantém o Brasil entre as potências da educação profissional do mundo ao lado de países como China, Taiwan, Suíça, Coreia do Sul e Japão. O segundo lugar entre 68 países demonstra que os investimentos feitos pelo Senai no ensino técnico têm resultados positivos.

wanderson

O Senai é o maior complexo de educação profissional e serviços tecnológicos das Américas. Desde 1942, formou mais de 71 milhões de trabalhadores para 28 áreas da indústria brasileira. A instituição está em todas as regiões do Brasil com 555 escolas e 442 unidades móveis.

Russos

A delegação russa, que terminou a competição em primeiro lugar, foi treinada pelo Senai. Desde que o país foi escolhido para sediar a próxima edição do torneio mundial, o governo russo tem investido em divulgar as carreiras técnicas e na preparação de seus competidores. Em razão do desempenho do Brasil nas últimas edições, os russos escolheram o Senai para preparar 37 jovens e instrutores em diversas ocupações. Em 2015, o Brasil foi o primeiro colocado na WorldSkills.

Texto: Marcus Fogaça (com informações da Agência CNI)
Foto: WorldSkills
Assessoria de Imprensa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF)

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST