Na Fábrica Social, Senai-DF capacitará 450 pessoas

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) levará à Fábrica Social um curso de qualificação dividido em dois módulos: Indústria Têxtil/Vestuário e Cooperativismo e Associativismo. A Fábrica Social é um programa do governo local que qualifica pessoas em situação de vulnerabilidade para que tenham condições de empreender e, assim, conquistem autonomia econômica.

O governo contratou o Senai-DF para capacitar 450 pessoas previamente selecionadas. A Fábrica Social atende cidadãos inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal, com renda individual de até R$ 178 e idade mínima de 16 anos.

As aulas, a partir de 5 de novembro, ocorrerão na sede do programa, no Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (Scia). Serão 15 turmas – oito de manhã e sete à tarde. Os concluintes receberão certificado.

O curso
Com carga horária de 800 horas (aproximadamente dois anos), o curso foi formatado especialmente para a Fábrica Social. O objetivo é desenvolver nos alunos o espírito empreendedor, trabalhando temas como a gestão estratégica em economia solidária, o planejamento e as legislações do associativismo e do empreendedorismo. Na área do vestuário, as aulas práticas incluem corte e costura industrial, estamparia, bordado, malharia e confecção de bonés, bolsas e bandeiras.

As aulas inaugurais dos dois turnos foram na quarta-feira (24), na sede da Fábrica Social, com a presença de alunos, representantes do governo e do Senai-DF. De acordo com o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, o diferencial da capacitação é o formato educacional, que alia a parte prática oferecida pelo Senai à estrutura instalada na Fábrica Social, com maquinário e equipamentos profissionais que permitem a produção das mais diversas peças.

Moradora de Samambaia, a dona de casa Kamilla de Oliveira, de 40 anos, fará seu primeiro curso por meio do programa. Ela traz de casa as referências de corte e costura por conta de sua mãe, que sempre teve esse hobby. A expectativa é ter, finalmente, uma profissão: “É uma oportunidade excelente porque um curso desse nível é muito dispendioso e eu não vou pagar nada. Pretendo abrir um negócio quando as aulas acabarem”, diz.

No evento, a primeira-dama do DF, Márcia Rollemberg, destacou a importância do desenvolvimento de políticas públicas em parceria com o terceiro setor e com instituições privadas. “O Sistema Fibra, com suas entidades, tem apoiado vários projetos importantes para a cidade. O Senai tem toda a experiência de capacitação para a indústria, especialmente de confecção. A Fábrica Social é uma usina de talentos.”

O Senai-DF já levou outros cursos à Fábrica Social. Em 2016 e 2017, formou turmas na área de energia fotovoltaica. Neste ano, teve início, em maio, o curso Agente de Recuperação de Resíduos, voltado para catadores de materiais recicláveis.

Texto: Aline Porcina
Fotos: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST