Renova-DF lança primeiro ciclo de 2023 com mais de 1,6 mil alunos

primeiro ciclo de 2023 do RenovaDF fotoMoacirEvangelista SenaiDF 1O governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, lançou nesta terça-feira, 14 de fevereiro, no Ginásio de Esporte do Cruzeiro, o primeiro ciclo do Renova-DF de 2023. O programa qualifica pessoas desempregadas com o curso de Auxiliar de Manutenção, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF).

As aulas ocorrerão em espaços públicos como praças, parques infantis, quadras poliesportivas e pontos de encontro comunitário, que são reformados e restaurados durante as atividades práticas do curso.

Os 1.650 alunos serão divididos em quatro grupos nas regiões administrativas do Gama, de Planaltina, do Plano Piloto e de Samambaia. A qualificação profissional tem carga horária de 240 horas, distribuídas em cerca de três meses de aulas, e abordará técnicas de alvenaria, carpintaria, elétrica, hidráulica, jardinagem, paisagismo, pintura, serralheria e segurança no ambiente de trabalho. Os participantes receberão bolsa no valor de um salário-mínimo, a cada 80 horas de aulas concluídas, paga pelo governo local.

primeiro ciclo de 2023 do RenovaDF fotoMoacirEvangelista SenaiDF 3“O Renova-DF é um programa que transforma a cidade, por meio da restauração de equipamentos públicos, e é a porta de entrada para o mercado de trabalho. Nosso público é majoritariamente feminino, então atingimos uma parcela da sociedade que busca pela independência financeira. E que, muitas vezes, acaba saindo do ciclo de violência doméstica. É benéfico em inúmeros sentidos”, disse a governadora em exercício, Celina Leão, na cerimônia de lançamento.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do DF, Thales Mendes, a iniciativa é ainda um programa de integração social. “São atendidos imigrantes, pessoas em situação de rua e refugiados. É dada a oportunidade para que todos, de maneira igualitária, tenham a chance de mudar a própria história pela educação profissional. Para isso, contamos com a expertise do Senai, que é uma instituição de referência no País.”

As atividades do primeiro ciclo iniciam nesta quarta-feira (15), quando os estudantes participarão da aula inaugural para conhecerem os instrutores e as regras do programa. Nos dias 16 e 17, eles assistirão a uma palestra sobre prevenção ao uso de álcool e outras drogas e a um workshop sobre segurança do trabalho na construção, respectivamente. As ações ocorrerão no Ginásio de Esporte do Cruzeiro.primeiro ciclo de 2023 do RenovaDF fotoMoacirEvangelista SenaiDF 2

Ana Clea Cavalcante (foto), de 37 anos, está desempregada desde 2017 e tem esperança de que com o certificado do Senai-DF em mãos possa conseguir um emprego. “Durante esse período, eu tenho feito bicos de diárias de limpeza. Estudei até o 6º ano do Ensino Fundamental, assim é mais difícil de me contratarem, pois não tenho qualificação. A minha expectativa é mudar de área e começar a trabalhar quando terminar o curso”, afirma.

Histórico
O Renova-DF teve início em maio de 2021 e, em sete ciclos, formou 9.650 pessoas. A iniciativa já passou por Águas Claras, Arniqueira, Brazlândia, Ceilândia, Estrutural, Gama, Guará, Itapoã, Paranoá, Park Way, Planaltina, Plano Piloto, Riacho Fundo I, Samambaia, São Sebastião, Sobradinho, Sol Nascente e Varjão.

“O programa surgiu de esforços do governo em meio a pandemia da covid-19, período no qual muitos ficaram desempregados, para reestabelecer a economia do DF. E o Senai entrou com o papel de dar suporte na entrega de um curso que atendesse a essa demanda. A parceria tem sido de sucesso, demos capacitação para aqueles que estavam em situação de vulnerabilidade e entregamos alunos aptos para o mercado de trabalho”, explicou o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco.

O Renova-DF é uma parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, de Governo e de Transporte e Mobilidade; as companhias Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e a de Saneamento Ambiental do DF (Caesb); o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF).

Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Moacir Evangelista/Senai-DF
Assessoria de Comunicação do Senai-DF
 
Veja aqui a galeria de imagens.

Renova-DF lança primeiro ciclo de 2023 com mais de 1,6 mil alunos

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST