Encontro da Jornada Nacional de Inovação da Indústria no DF será em 14 de outubro; inscrições estão abertas

15 4 2025 indústria Foto Victor Hugo Pessoa CAPAConectar e dar voz a ideias que embasam transformações ecológicas e digitais é o objetivo da Jornada Nacional de Inovação da Indústria, que teve início em julho e percorrerá as 27 unidades da Federação, mapeando as melhores práticas e soluções sustentáveis. A ação é uma realização da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

No Distrito Federal, o encontro, correalizado pelo Sistema Fibra, ocorrerá em 14 de outubro, no Parque Tecnológico de Brasília – Biotic, com entrada gratuita. As inscrições devem ser feitas pela internet. A jornada em Brasília terá a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) como apoiadora e a Biotic S.A. e o Ecossistema Local de Inovação (ELI) como parceiros.

A programação inclui atividades durante todo o dia. Após a abertura, às 9 horas, haverá dois painéis: Desafios da Transição Ecológica e Desafios da Transição Digital.

A partir das 13h30, as discussões serão em cinco salas temáticas voltadas para empresários e representantes da academia, em que serão debatidos desafios, oportunidades e possíveis políticas públicas:

  • Indústria Sustentável: Descarbonização, Transição Energética e Economia Circular
  • Transformação Digital: Inteligência Artificial, Big Data, Dados e IoT
  • Ecossistema de Inovação: Empreendedorismo e Startups de Impacto
  • Futuro do Trabalho: Qualificação Profissional
  • Fomento à Inovação: Marcos Legais, Incentivos Fiscais e Articulação Público-Privada

Paralelamente às salas temáticas, ocorrerão dois workshops para funcionários de empresas, acadêmicos e público em geral:

  • Acesso ao Fomento à Inovação
  • Gestão da Inovação

Tanto nas salas temáticas quanto nos workshops, a capacidade máxima é de 30 pessoas em cada um. No ato da inscrição, é preciso indicar a atividade de que deseja participar. Às 16 horas, haverá a apresentação dos resultados das salas temáticas. O encerramento do evento está previsto para as 18 horas.

Encontros locais, regionais e nacional
Nos eventos estaduais e do Distrito Federal, são debatidos temas como logística, sustentabilidade e transformação digital, em painéis, workshops e apresentações de empresas. O conteúdo compilado dos encontros locais seguirá para os debates regionais, que serão cinco. O da Região Centro-Oeste será em Goiânia (GO), no fim de outubro.

“O diferencial do movimento está na capacidade de mapear e articular, de forma integrada e colaborativa, os diversos atores do ecossistema em cada território, conectando desafios reais da indústria a soluções concretas”, explica o diretor de Desenvolvimento Industrial, Tecnologia e Inovação da CNI, Jefferson Gomes.

As inovações tecnológicas mapeadas e os desafios identificados ao longo da caravana serão apresentados no Congresso Nacional de Inovação, em São Paulo, em março de 2026.

A jornada é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), movimento de lideranças empresariais coordenado pela CNI criado em 2008 com o objetivo de disseminar a agenda de inovação entre as empresas brasileiras e de buscar mais efetividade nas políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação.

Texto: Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra, com informações da Agência de Notícias da Indústria
Foto: Victor Hugo Pessoa – 15.4.2025
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac