II Conferência Distrital do Trabalho será em outubro
- Detalhes
- Publicado: Sexta, 19 Setembro 2025 14:32
Em 1º e 2 de outubro, representantes de trabalhadores, de empregadores e do governo do Distrito Federal debaterão propostas para a promoção do emprego e do trabalho decente. Será a II Conferência Distrital do Trabalho — fase preparatória para o encontro nacional, previsto para março de 2026, em São Paulo.
A conferência distrital ocorrerá na sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon-DF), com formato tripartite e restrita aos representantes laborais, patronais e governamentais. A Federação das Indústrias do DF (Fibra), que reúne dez sindicatos patronais do setor industrial, é um dos integrantes da comissão organizadora local e foi anfitriã, em 10 e 17 de setembro, de dois dos cinco encontros preparatórios para a fase distrital realizados até o momento (foto).
Nos debates de outubro, os participantes serão divididos em grupos temáticos e quatro subtemas direcionarão as conversas: relações do trabalho; mercado e futuro do trabalho; políticas públicas de emprego, trabalho e renda e os fundos que as financiam; e proteção e inclusão produtiva.
No fim do encontro, os conferencistas compartilharão os resultados dos debates e votarão as propostas que serão encaminhadas à conferência nacional. Também serão escolhidos os delegados que representarão o DF.
A organização da II Conferência Nacional do Trabalho é de responsabilidade de uma comissão composta de forma tripartite e paritária pelo Ministério do Trabalho e Emprego, por centrais sindicais e por confederações patronais. De setembro a dezembro, ocorre a fase preparatória, em etapas estaduais e distrital. Estas são conduzidas por comissões organizadoras integradas pelas Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego, pelas Secretarias do Trabalho ou congêneres e por representações de trabalhadores e empregadores.