Notícias

Dezenove empresas concluem o programa Lideranças Inovadoras

13 8 2025 Lideranças Inovadoras no Coco Bambu Foto Victor Hugo Pessoa CAPA 53“Melhorar a capacidade de tomada de decisão foi o maior ganho que tive no Lideranças Inovadoras, que, consequentemente, impactou a produtividade e o faturamento do meu negócio”, conta Pedro Paulo Silva, dono da Stock House — indústria de móveis sob medida. Durante três meses, o industrial e outros 18 empresários dos setores da construção e da movelaria participaram do programa, cujo objetivo foi impulsionar a competitividade, a inovação e o engajamento por meio da capacitação de líderes.

Instalada em Planaltina, a Stock House emprega 12 pessoas. Segundo Silva, a empresa teve aumento de faturamento de 100% em comparação com os três meses anteriores ao programa. “Meu objetivo era descentralizar a minha presença em todas as áreas do negócio, pois eu estava muito voltado ao operacional e pouco ao gerenciamento. Para isso, precisei reavaliar os profissionais ao meu lado, tive de fazer desligamentos, contratar outras pessoas e aprender a delegar e a confiar”, relata. Houve mudanças em processos de produção, de comercial e marketing e de recursos humanos. “Percebi que o maior gargalo estava na cultura organizacional, que foi radicalmente transformada”, sintetiza.

Realizado pela Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), o Lideranças Inovadoras foi criado para atender a uma demanda dos Sindicatos da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon-DF) e das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do DF (Sindimam-DF), ambos parceiros do programa.

De maio a agosto, houve encontros semanais e momentos online, todos ministrados pela Dale Carnegie, organização que promove treinamentos em mais de 80 países. Os concluintes receberam certificado internacional.

A metodologia teve diagnóstico de competências, treinamentos e workshops, mentoria individual e espaços de troca e networking. O grupo aprendeu, entre outros temas, sobre habilidades interpessoais e de comunicação, desenvolvimento das bases da liderança e criação e fortalecimento da cultura de inovação na empresa.

13 8 2025 Lideranças Inovadoras no Coco Bambu Foto Victor Hugo Pessoa CAPA 43“Percebemos que todos têm entendimento do negócio e sabem se posicionar no mercado. Na contramão, estavam o gargalo em querer abraçar tudo e estar à frente de todos os campos da empresa, o que é inviável quando se busca crescer. Daí a importância de desenvolver competências básicas de liderança. O processo de delegação, por exemplo, otimiza tempo e resultados”, afirma a CEO da Dale Carnegie Brasília, Daniela Mamede.

A instituição fez a entrega do prêmio Máxima Realização, concedido ao aluno-destaque da turma, que demonstrou maior desenvolvimento pessoal e profissional durante o treinamento, com base na avaliação dos colegas e instrutores. Edgar Tiemann, da indústria da construção Infra Engeth, recebeu o título. “Compartilhamos durante três meses dores em comum e as dificuldades de ser líder. O programa não só nos permitiu enxergar pontos a ser melhorados como acompanhou e deu suporte para execução das melhorias”, diz.

Cerimônia de encerramento
Na manhã de quarta-feira, 13 de agosto, no restaurante Coco Bambu Lago Sul, ocorreu a cerimônia de encerramento do programa Lideranças Inovadoras, com a entrega de certificados. “As empresas vivem cada dia superando novos desafios ao empreender, seja pelas mudanças de cultura digital, seja pela concorrência de mercado, seja por conta de novas tendências. O programa fez com que vocês olhassem para dentro e revissem posicionamentos de liderança. Isso reflete em uma indústria mais assertiva e competitiva”, disse o diretor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Fibra, Graciomário de Queiroz.

A iniciativa foi realizada com apoio financeiro do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), gerenciado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A gestora do Procompi pela CNI, Suzana Peixoto, participou do último encontro do grupo. “O Procompi tem 20 anos de existência e busca estimular a inovação, a produtividade e o crescimento das empresas, em um contexto mais digital e sustentável. Poder assistir aos depoimentos e ter evidências com a experiência de vocês por meio do programa é ver na prática a efetividade pela qual trabalhamos.”

Também participaram do encerramento do Lideranças Inovadoras a presidente do Sindimam-DF, Rosana Souza Aguiar, um dos alunos da capacitação, o 1° vice-presidente do Sinduscon, João Gilberto Accioly, e a trainer da Dale Carnegie Brasília Kátia Miranda, que, ao lado de Daniela Mamede, conduziu treinamentos.

Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
 
Veja a galeria de fotos:

Dezenove empresas concluem o programa Lideranças Inovadoras

Pesquisa

 

 BANNER ACESSE EDITAL Prancheta 1

banner indicadores

banner nac