Transformação da sociedade é tema da mostra Brasília mais TI

Na manhã desta terça-feira, 27 de novembro, teve início a segunda edição da Mostra de Tecnologia Brasília Mais TI. O tema deste ano é a transformação digital na sociedade brasileira e na cidadania. O evento continua nesta quarta-feira (28), no Clube do Exército, no Setor de Clubes Sul. O objetivo da mostra é mostrar o potencial de soluções multilaterais por meio da tecnologia.

A organização é do Sindicato das Indústrias da Informação do Distrito Federal (Sinfor-DF), em parceria com outras entidades representativas do segmento da tecnologia da informação. “Brasília vai entrar no conceito de cidade inteligente, com o apoio da iniciativa privada. As empresas locais têm potencial para atender às demandas dos órgãos governamentais, com mecanismos e ferramentas inovadoras”, disse o presidente do Sinfor-DF, Ricardo Caldas, durante a abertura do evento. Ele destacou que o setor emprega 30 mil pessoas na capital.

O diretor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Graciomário de Queiroz, destacou o valor da tecnologia para a geração de emprego e renda. “Os incentivos e a participação do setor produtivo em compras governamentais são estímulos para o crescimento da economia local.”

Na cerimônia de abertura, foram abordados ainda assuntos como o Parque Tecnológico de Brasília, políticas públicas, competitividade e a Lei n° 6.225/2018, que trata sobre a convalidação de incentivos fiscais.

Brasilia Mais TI 02

A programação do primeiro dia teve discussões sobre o impacto da tecnologia no meio jurídico e na prestação de serviços ao cidadão, controle de finanças pessoais por meio de aplicativos para smartphones, metodologias de ensino e aprendizagem e avanços digitais.

No segundo dia, haverá palestras com foco na saúde e na segurança pública, pitch, rodadas de negócios e painéis, além da entrega dos troféus dos vencedores da nona edição do Prêmio Sinfor de TI. Também serão homenageadas personalidades que se destacaram como parceiras do setor de tecnologia da informação no DF.

Os interessados em participar podem se inscrever na recepção do evento, em frente ao Salão Nobre, ou no site (é preciso usar o código promocional conviteespecialti18). A entrada é gratuita.

Senai e Sesi-DF

As equipes de robótica Lego of Olympus e Legofield, da escola do Gama do Serviço Social da Indústria (Sesi), estão se revezando em um estande do Brasília Mais TI para apresentar os seus projetos da temporada 2018/2019 do Torneio Sesi de Robótica First Lego League. As duas foram classificadas para a fase nacional da competição, que será em março, no Rio de Janeiro.

O tema desta temporada é Into Orbit – Em Órbita. Assim, os jovens são desafiados a pesquisar sobre viagens e vida no espaço. Para Eduardo Luz, de 15 anos, da equipe Legofield, estar em um ambiente que trata sobre inovação tem tudo a ver com a temática trabalhada em sala de aula. “A tecnologia está conectada a tudo, desde a educação básica até a realidade da população”, diz. Ele acredita que o que aprende no Sesi, na resolução de problemas, é um treinamento para o mercado de trabalho.

Instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) também participam da mostra. Eles exibem trabalhos de multimídia e de automação, além da metodologia de realidade aumentada. “O espaço permite a troca de conhecimentos e de experiências, principalmente para aqueles que buscam saber mais sobre a nova era da tecnologia, a indústria 4.0”, afirma o professor de TI do Senai Gama Bruno Soares.

Veja aqui as fotos do evento.

Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Helio Montferre/Sistema Fibra