Abertas ao público, seletivas da WorldSkills em Brasília vão até sábado (27)

Nesta semana, Brasília sedia as últimas provas das seletivas nacionais para a WorldSkills — a maior competição de profissões técnicas do mundo. O evento, organizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), vai até sábado, 27 de setembro, no Ulysses Centro de Convenções, e é aberto ao público. A entrada é das 8 às 17 horas. Os estudantes mais bem classificados poderão compor a delegação do Brasil no mundial, previsto para setembro do ano que vem, em Shanghai, na China.

O Senai-DF tem competidores em oito das 16 ocupações disputadas nesta semana: Construção Digital BIM, Controle Industrial, Eletrônica, Manufatura Aditiva, Revestimento Cerâmico, Segurança Cibernética (em dupla), Tecnologia em Design Gráfico e Tecnologia em Design Industrial. Ao longo dos três dias, em intervalos de tempo cronometrados, eles demonstrarão suas competências técnicas em provas que simulam o dia a dia de trabalho.

Competidores de outras modalidades já defenderam o Senai-DF em seletivas realizadas anteriormente. As provas nacionais começaram em agosto. Nas seletivas em São Paulo, o Senai-DF participou em sete ocupações. Em Minas Gerais, em três. O Senai-DF também competiu em uma ocupação online. Assim, das 46 ocupações industriais, o Distrito Federal tem representantes em 19. Os medalhistas das seletivas nacionais serão todos revelados neste domingo (28), em evento fechado.

Interação com o público
Além de ver de perto a execução das provas pelos aspirantes a uma vaga na WorldSkills, quem passar pelo Ulysses Centro de Convenções até sábado terá a oportunidade de testar habilidades profissionais em dois espaços Tryskills montados pelo Senai-DF.

Os visitantes podem participar de oficina de design de embalagem, desenhar objetos com caneta 3D e realizar impressões em 3D. Também há um desafio interativo de inteligência aberta: é preciso encontrar elementos escondidos em um software de segurança cibernética. A ideia é demonstrar como dados podem ser analisados e conectados para fins de ciberinvestigação.

O Senai-DF também tem um estande com demonstração de projetos educacionais: a Mão de Imitação Gestual com o Uso de Inteligência Artificial (MIG), capaz de imitar em tempo real os gestos de uma pessoa, utilizando visão computacional e inteligência artificial; o Game Libras, em que o público precisa interagir por meio da língua brasileira de sinais (Libras) para avançar as etapas; e um robô de porte industrial construído e programado por estudantes do Senai-DF ao lado de alunos do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF) que representam as duas instituições em torneios de robótica.

Abertura
A quarta-feira, 24 de setembro, foi reservada para a ambientação, momento em que os competidores conheceram e organizaram os locais de disputa e realizaram testes nas ferramentas.

À tarde, ocorreu a cerimônia de abertura das seletivas em Brasília. Aos competidores, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Conselho Nacional do Senai, Ricardo Alban, reforçou o papel do setor para o desenvolvimento do País. “A indústria constrói, cria, transforma. A indústria é algo vibrante, moderno, que a WorldSkills representa melhor do que ninguém com esse processo evolutivo, construtivo e de aprendizado.”

O presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Jamal Jorge Bittar, que também está à frente do Conselho Regional do Senai-DF, acompanhou a cerimônia. Para ele, a motivação, a energia e o valor agregado do evento são contagiantes e estimulam a educação profissional. “É um evento de grandeza interna e externa, uma vez que serve de oportunidade para o público conhecer melhor a qualidade do Senai e tudo que ele entrega”, diz.

Após a apresentação dos 159 competidores no palco e do juramento feito por eles, pelos avaliadores e pelos delegados técnicos, o diretor-geral do Senai, Gustavo Leal, declarou aberta a competição.

O diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, também esteve na abertura. As disputas, reforça, são o ápice do processo de educação profissional, com os melhores do País. “Aqui, a gente consegue demonstrar para a indústria brasileira a capacidade, a qualidade da formação que o Senai realiza. Esses jovens são uma síntese do que são os milhares de estudantes que passam por uma formação do Senai ao longo do ano”, ressalta.

A WorldSkills é realizada a cada dois anos. Participam jovens de até 22 anos (há exceções para algumas modalidades, até 25), que sejam estudantes de cursos técnicos ou de formação profissional. O Brasil é representado no mundial por alunos do Senai, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e de Institutos Federais. A edição de 2026, na China, será a 48ª.

Texto: Samira Pádua
Fotos: Lula Lopes/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Veja a galeria de fotos:

WorldSkills Brasil - Abertura

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST