Senai-DF conquista 12 medalhas nas seletivas para a WorldSkills 2026
- Detalhes
- Publicado: Domingo, 28 Setembro 2025 19:35
Distrito Federal no pódio! O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) garantiu 12 medalhas nas seletivas nacionais para a WorldSkills 2026. Foram três de prata, quatro de bronze e cinco de excelência. O Senai-DF competiu em 19 das 46 ocupações disputadas.
A WorldSkills é a maior competição de profissões técnicas do mundo. Os mais bem classificados nas seletivas nacionais poderão compor a delegação do Brasil na 48ª edição do mundial, prevista para setembro do ano que vem, em Shanghai, na China. A lista dos convocados será conhecida em 2026.
Os medalhistas foram revelados neste domingo, 28 de setembro, durante a cerimônia de encerramento da competição, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.
As medalhas de prata do Senai-DF foram para as ocupações Segurança Cibernética, com a dupla Nycolas Ramos e Marcos de Sousa; Pintura Decorativa, com Mikaely Ferreira; e Funilaria Automotiva, com Miguel Noleto. As de bronze foram conquistadas em Controle Industrial, com Ricardo Marinho; Movelaria, com Samuel Silva; Pintura Automotiva, com Eloisa Beeg; e Gestão de Sistemas de Redes TI, com Ítalo Guilherme Corrêa.
As medalhas de excelência foram entregues aos estudantes que demonstraram desempenho acima da média e cumpriram todos os parâmetros exigidos para a prova. Certifica, portanto, o alto nível técnico de quem as recebe. O Senai-DF obteve medalha de excelência nas ocupações Manufatura Aditiva, com o competidor Christyan dos Anjos; Instalações Elétricas, com Benjamim Alves; Construção Digital BIM, com Geovana Batista; Tecnologia em Design Gráfico, com Natany dos Anjos; e Tecnologia Automotiva, com Lucas Gomes.
“Esse resultado só demonstra o esforço e a dedicação de todo o nosso time e o principal, que é a gente conseguir desenvolver um nível de qualidade que a nossa indústria merece e precisa”, avalia o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, que compareceu à cerimônia desta tarde.
Aprendendo com quem já competiu
Nas disputas, em intervalos de tempo cronometrados, os estudantes precisaram demonstrar suas competências técnicas em provas que simulavam o dia a dia de trabalho. “É muito cansativo, é muita luta. Tem de ter consistência, mas compensa, vale a pena”, resume Marcos de Sousa, de 18 anos, que fez dupla com Nycolas Ramos, de 20, na ocupação Segurança Cibernética.
Medalhistas de prata, eles não escondiam a alegria com a conquista, ao lado de Thaylon Muniz, instrutor da área no Senai-DF e um dos treinadores da dupla. Na edição de 2024 da WorldSkills, em Lyon, na França, Thaylon, também em dupla, trouxe para o DF medalha de excelência na ocupação. “É uma honra poder repassar essa experiência e criar história no Senai-DF, cada vez mais evoluindo em tecnologia da informação”, disse, ao lado de Nycolas, que completou: “Ele conseguiu passar o máximo para a gente e eu só tenho a agradecer”.
Provas nacionais
As seletivas começaram em agosto. Nas provas em São Paulo, o Senai-DF participou em sete ocupações. Em Minas Gerais, em três. Em Brasília, onde as competições ocorreram no Ulysses Centro de Convenções, de 24 a 27 de setembro, em oito. O Senai-DF também disputou uma ocupação online.
Na cerimônia de encerramento, o diretor-geral do Senai, Gustavo Leal, parabenizou os 387 estudantes que competiram na etapa nacional e ressaltou que a participação de cada um foi fruto da dedicação e do foco que tiveram. “A WorldSkills é uma peça fundamental para que a gente consiga avançar na qualidade do Senai”, acredita. “O grande desafio que temos é fazer com que todas essas novas tecnologias e metodologias de cada ocupação cheguem a todas as nossas escolas, melhorando nosso processo de ensino e aprendizagem.”
A WorldSkills é realizada a cada dois anos. Participam jovens de até 22 anos (há exceções para algumas modalidades, até 25), que sejam estudantes de cursos técnicos ou de formação profissional. O Brasil é representado no mundial por alunos do Senai, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e de Institutos Federais.
Veja a galeria de fotos: