Senai-DF conquista 12 medalhas nas seletivas para a WorldSkills 2026

28092025 Cerimonia de Encerramento WorldSkills Foto Wallace Martins Senai capaDistrito Federal no pódio! O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) garantiu 12 medalhas nas seletivas nacionais para a WorldSkills 2026. Foram três de prata, quatro de bronze e cinco de excelência. O Senai-DF competiu em 19 das 46 ocupações disputadas.

A WorldSkills é a maior competição de profissões técnicas do mundo. Os mais bem classificados nas seletivas nacionais poderão compor a delegação do Brasil na 48ª edição do mundial, prevista para setembro do ano que vem, em Shanghai, na China. A lista dos convocados será conhecida em 2026.

Os medalhistas foram revelados neste domingo, 28 de setembro, durante a cerimônia de encerramento da competição, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.

As medalhas de prata do Senai-DF foram para as ocupações Segurança Cibernética, com a dupla Nycolas Ramos e Marcos de Sousa; Pintura Decorativa, com Mikaely Ferreira; e Funilaria Automotiva, com Miguel Noleto. As de bronze foram conquistadas em Controle Industrial, com Ricardo Marinho; Movelaria, com Samuel Silva; Pintura Automotiva, com Eloisa Beeg; e Gestão de Sistemas de Redes TI, com Ítalo Guilherme Corrêa.

As medalhas de excelência foram entregues aos estudantes que demonstraram desempenho acima da média e cumpriram todos os parâmetros exigidos para a prova. Certifica, portanto, o alto nível técnico de quem as recebe. O Senai-DF obteve medalha de excelência nas ocupações Manufatura Aditiva, com o competidor Christyan dos Anjos; Instalações Elétricas, com Benjamim Alves; Construção Digital BIM, com Geovana Batista; Tecnologia em Design Gráfico, com Natany dos Anjos; e Tecnologia Automotiva, com Lucas Gomes.

“Esse resultado só demonstra o esforço e a dedicação de todo o nosso time e o principal, que é a gente conseguir desenvolver um nível de qualidade que a nossa indústria merece e precisa”, avalia o diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, que compareceu à cerimônia desta tarde.

28092025 Cerimonia de Encerramento WorldSkills Foto Nilson Carvalho Sistema Fibra capaAprendendo com quem já competiu
Nas disputas, em intervalos de tempo cronometrados, os estudantes precisaram demonstrar suas competências técnicas em provas que simulavam o dia a dia de trabalho. “É muito cansativo, é muita luta. Tem de ter consistência, mas compensa, vale a pena”, resume Marcos de Sousa, de 18 anos, que fez dupla com Nycolas Ramos, de 20, na ocupação Segurança Cibernética.

Medalhistas de prata, eles não escondiam a alegria com a conquista, ao lado de Thaylon Muniz, instrutor da área no Senai-DF e um dos treinadores da dupla. Na edição de 2024 da WorldSkills, em Lyon, na França, Thaylon, também em dupla, trouxe para o DF medalha de excelência na ocupação. “É uma honra poder repassar essa experiência e criar história no Senai-DF, cada vez mais evoluindo em tecnologia da informação”, disse, ao lado de Nycolas, que completou: “Ele conseguiu passar o máximo para a gente e eu só tenho a agradecer”.

Provas nacionais
As seletivas começaram em agosto. Nas provas em São Paulo, o Senai-DF participou em sete ocupações. Em Minas Gerais, em três. Em Brasília, onde as competições ocorreram no Ulysses Centro de Convenções, de 24 a 27 de setembro, em oito. O Senai-DF também disputou uma ocupação online.

Na cerimônia de encerramento, o diretor-geral do Senai, Gustavo Leal, parabenizou os 387 estudantes que competiram na etapa nacional e ressaltou que a participação de cada um foi fruto da dedicação e do foco que tiveram. “A WorldSkills é uma peça fundamental para que a gente consiga avançar na qualidade do Senai”, acredita. “O grande desafio que temos é fazer com que todas essas novas tecnologias e metodologias de cada ocupação cheguem a todas as nossas escolas, melhorando nosso processo de ensino e aprendizagem.”

A WorldSkills é realizada a cada dois anos. Participam jovens de até 22 anos (há exceções para algumas modalidades, até 25), que sejam estudantes de cursos técnicos ou de formação profissional. O Brasil é representado no mundial por alunos do Senai, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e de Institutos Federais.

Texto: Nilson Carvalho e Samira Pádua
Foto da equipe: Wallace Martins/Senai
Foto da dupla de Segurança Cibernética com o treinador: Nilson Carvalho/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Veja a galeria de fotos:

WorldSkills Brasil 2025 – Cerimônia de Encerramento

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST